Candidatos a Prefeito em Ṣo Paulo 2020 РQuem ṣo?

Os candidatos a prefeito em São Paulo 2020 já estão confirmado e iniciaram suas campanhas. Mais uma vez, você tem a oportunidade de escolher o mandatário que tomará as principais decisões sobre o presente e o futuro da sua cidade. É essencial que você conheça sobre os candidatos que estão fazendo campanha em busca do mandato de prefeito pelos próximos 4 anos. E não se esqueça: escolha seu candidato com sabedoria. Tudo o que você precisa saber sobre a eleição 2020 você encontra aqui!

Veja abaixo a lista completa dos candidatos a prefeito em São Paulo 2020 ⤵⤵

CandidatoN.NomePartidoColigação
celso russomanno
(vice: marcos da costa)
10celso ubirajara russomanno
(vice: marcos da costa)
REPUBLICANaliança por são paulo
jilmar tatto
(vice: carlos zarattini)
13jilmar augustinho tatto
(vice: carlos alberto rolim zarattini)
PTpartido isolado
vera
(vice: professor lucas)
16vera lucia pereira da silva salgado
(vice: lucas antonio nizuma simabukulo)
PSTUpartido isolado
joice hasselmann
(vice: ivan sayeg)
17joice cristina hasselmann
(vice: ivan leão sayeg filho)
PSLsp merece mais
marina helou
(vice: marco dipreto)
18marina medeiros helou
(vice: marco antonio batista)
REDEpartido isolado
levy fidelix
(vice: jairo glikson)
28jose levy fidelix da cruz
(vice: jairo glikson)
PRTBpartido isolado
antônio carlos
(vice: henrique áreas)
29antônio carlos silva
(vice: henrique áreas de araújo)
PCOpartido isolado
sabará
(vice: marina helena)
30filipe tomazelli sabara
(vice: marina helena cunha pereira santos)
NOVOpartido isolado
márcio frança
(vice: antonio neto)
40márcio luiz frança gomes
(vice: antonio fernandes dos santos neto)
PSBaqui tem palavra
bruno covas
(vice: ricardo nunes)
45bruno covas lopes
(vice: ricardo luis reis nunes)
PSDBtodos por são paulo
guilherme boulos
(vice: luiza erundina)
50guilherme castro boulos
(vice: luiza erundina de sousa)
PSOLpra virar o jogo
arthur do val
(vice: adelaide oliveira)
51arthur moledo do val
(vice: adelaide castro de oliveira)
PATRIOTApartido isolado
andrea matarazzo
(vice: marta costa)
55angelo andrea matarazzo
(vice: marta maria freire da costa)
PSDpartido isolado
orlando silva
(vice: andrea barcelos)
65orlando silva de jesus junior
(vice: andrea patricia barcelos de souza)
PC do Bpartido isolado

Perguntas Importantes sobre a Eleição 2020 em São Paulo

Qual a data da eleição? As eleições de 2020 tiveram suas datas originais alteradas. Por isso, preste atenção: a data da eleição para prefeito será no dia 15/11/2020 (primeiro turno). Caso seja necessário um segundo turno, a data da votação será 29/11/2020.

Qual o horários? Devido a Pandemia do Coronavírus, o horário para votação também foi alterado. Ele agora será maior. As urnas serão abertas às 07h e o pleito finalizará às 17h. Entre 07h e 10h haverá uma preferencia de atendimento para as pessoas acima de 60 anos – evitando assim expor esse grupo de risco ao Coronavírus.

Votar é obrigatório? Sim. Isso não mudou. O voto é obrigatório no Brasil para as pessoas entre 18 e 70 anos. É facultativo para jovens entre 16 e 18 anos e para os analfabetos.

Candidatos a Prefeito em São Paulo 2020

Alguns dos Principais Candidatos a Prefeito em São Paulo 2020

Joice Hasselmann (PSL)

Joice Hasselmann

Joice Hasselmann conquistou as urnas em três estados (Rondônia, Roraima e Santa Catarina) ao lado do partido de Jair Bolsonaro. Simpática com as ideias do atual governo, já confirmou junto ao PSL a sua candidatura para prefeitura de São Paulo.

Joice tem uma ampla carreira jornalística, passando por veículos como a CBN, Band News GM, RIC TV, SBT. Paranaense foi denunciada várias vezes pelo conselho de jornalismo e sindicato por plágio de matérias jornalísticas, foi quando foi para São Paulo.

Em São Paulo, conseguiu vaga na Jovem Pan onde é âncora do programa Pingos nos Is e mantém seu Canal do Youtube.

Como prêmios tem recebeu o Troféu Influenciadores Digitais de 209 pela Revista Negócios da Comunicação e foi considerada pela ePolitic School uma das personalidades mais influenciadas de 2019. NO mesmo ano, se filiou ao PSL e anunciou sua pré candidatura ao Senado Federal de São Paulo. Foi eleita com mais de 1 milhão de votos, a segunda maior votação do estado.

Como parlamentar, Joice foi escolhida por Jair Bolsonaro para a liderança do governo no Congresso Nacional em outubro de 2019. Entretanto, uma briga com a família Bolsonaro a fez ser afastada do cargo e agora ela vai rumo a prefeitura.

  • Nome Civil: Joice Cristina Hasselmann
  • Nascimento: 29/01/1978
  • Naturalidade: Ponta Grossa (PR)
  • Profissão: jornalista, escritora
  • Escolaridade: Superior

Bruno Covas (PSDB)

Bruno Covas

O Bruno Covas, atual prefeito, não tem registrado bons índices de aprovação pela sigla com qual está participando. Até o momento seu nome ainda é desconhecido por 40% dos residentes de São Paulo e as intenções de voto são de 10%. Mesmo assim, o partido admitiu não ter plano B.

O governador de São Paulo, João Dória quer tentar nova eleição para o Senado em 2022 e conta com o nome de Bruno para a disputa em seu lugar, na prefeitura de São Paulo.

Covas tem uma carreira média na cidade de São Paulo. Entre outros cargos foi deputado estadual, secretário estadual do Meio Ambiente, presidente do Juventude do PSDB e deputado federal.

Em 2015 foi sub-relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás na posição de advogado e membro da Comissão Especial da Maioridade Penal. Nas eleições que colocaram Dória na governança de SP, Covas estava na chapa e se tornaria um dos braços-direito do governador.

Seu nome, por si só, é representatividade de tradições. Afinal, é neto do ex-governador de São Paulo, Mário Covas, família que empreende diversos projetos na cidade.

Atualmente Covas está se tratando contra um câncer no fígado. Segundo o último diagnóstico serão iniciadas três sessões de quimioterapia a partir do fim de 2019.

  • Nome Civil: Bruno Covas Lopes
  • Nascimento: 07/04/1980
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: advogado e economista
  • Escolaridade: Superior

Márcio França (PSB)

Márcio França

Márcio França é filiado do PSB desde que começou a sua carreira política, em 1988. Entre seus primeiros cargos esteve o de vereador de São Paulo no ano de 1966 e emendou dois mandatos.

Em 2006 elegeu-se deputado federal e em 2011 integrou a chapa de Geraldo Alckmin como secretário do Turismo.

Em 2018 Márcio tentou a reeleição para governador de São Paulo, entretanto, perdeu para Dória no segundo turno com 48,25%. Agora, suas intenções políticas são de assumir a prefeitura da cidade.

Entre os projetos que desempenhou ao longo de sua carreira política esteve a criação de programas de orientações para jovens do exército, expandiu a Universidade Virtual do Estado de São Paulo e manteve-se ao lado das pautas das sigla que representa.

  • Nome Civil: Márcio Luiz França
  • Nascimento: 23/06/1963
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: advogado
  • Escolaridade: Superior

Filipe Sabará (Novo)

Filipe Sabará

O partido Novo escolheu Filipe Sabará para candidato a São Paulo com a sigla. O empresário de 33 anos tem uma carreira política muito curta, tendo mais experiências nos ramos dos negócios.

Sua primeira ação política foi assumir a presidência do Fundo De Solidariedade Social, um órgão de filantropia associado ao governo que realiza trabalhos de assistência social na cidade.

Cada vez mais associado ao governo Dória a partir de sua eleição, em 2018, acabou sendo apelidado de “mini-Doria” após conseguir o cargo de secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo durante a prefeitura do amigo.

  • Nome Civil: Filipe Sabará
  • Nascimento: 15/08/1983
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: Mercadólogo
  • Escolaridade: Superior

Celso Russomanno (PRB)

Celso Russomanno

O deputado federal Celso Russomanno deve concorrer à prefeitura de São Paulo pela terceira vez na cidade de São Paulo. Jornalista, apresentador de TV e com mandatos na Câmara dos Deputados, ele se lançou como candidato a prefeito de SP também em 2012 e em 2016, mas não levou vitória em nenhuma tentativa.

A carreira política de Russomanno também se faz de cargos parlamentares. Foi o deputado federal mais votado das eleições de 1994 e presidente do Instituto Nacional de Defesa do Consumidor. Em 2014 conseguiu novamente desbancar as urnas, tornando-o deputado federal mais votado da história atrás de Enéas Carneiro, em 2002.

Atualmente, apresenta no SBT os programas Hoje em Dia e Cidade Alerta.

  • Nome Civil: Celso Ubirajara Russomanno
  • Nascimento: 20/08/1956
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: jornalista e bacharel em direito especialista em direito do consumidor
  • Escolaridade: Superior

Orlando Silva (PCdoB)

Orlando Silva

O deputado federal e ex-ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma é o nome da chapa do PCdoB para 2020. Em sua carreira política tem extensos projetos em várias áreas, mas em maioria ligado aos direitos dos adolescentes e universitários.

Entre suas autorias está a criação da Lei de Migrações, Lei Geral de Proteção de Dados e Leis que definem Luís da Gama com o o Patrono da Abolição da Escravatura no Brasil.

  • Nome Civil: Orlando Silva de Jesus Júnior
  • Nascimento: 27/05/1971
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: jurista e sociólogo
  • Escolaridade: Superior

Andrea Matarazzo (PSD)

Andrea Matarazzo

Angelo Matarazzo já confirmou o nome para a disputa das eleições municipais em 2020. O candidato foi assessor especial do Ministério da Educação e Cultura entre os anos de 1999 e 2001 no governo de Fernando Henrique Cardoso, seu primeiro cargo na política.

Em 2001 a 2002 tornou-se embaixador do Brasil em Roma, onde desempenhou um trabalho mais afastado da política.

Somente em 2010 retornou à vida política como secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Em 2013, elegeu-se vereador de São Paulo onde exerceu mandato até 2017.

  • Nome Civil: Angelo Andrea Matarazzo
  • Nascimento: 22/11/1956
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: empresário e radialista
  • Escolaridade: Superior

Guilherme Boulos (PSOL)

Guilherme Boulos

O candidato à presidência em 2018 agora prevê cargo na prefeitura de São Paulo. O ativista social e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é um nome forte na esquerda paulistana e não demorou para confirmar a sua participação nas eleições de 2020.

A militância é o sinônimo para figuras políticas como Boulos. Em sua cartela de projetos estão muitos movimentos sociais na qual desempenha papel de orador e militante. Suas integrações iniciaram mesmo na adolescência, com movimentos da juventude.

Seu trabalho também está presente nas mídias, onde tem participação como colunista na Folha de São Paulo e no programa Havanna Conecction, ao lado dos jornalistas Leonardo Sakamoto, Jean Wyllys e Laura Capriglione.

Em Março de 2018 Boulos integrou o Partido Socialismo e Libertade (PSOL) como pré-candidato à Presidência da República e onde iniciou suas intenções parlamentares.

  • Nome Civil: Guilherme Castro Boulos
  • Nascimento: 19/06/1982
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: filósofo, escritor e professor
  • Escolaridade: Superior

Jilmar Tatto (PT)

Jilmar Tatto (PT)

Jimar Tatto é filiado ao Partido dos Trabalhadores desde o ano de 1981, sendo que foi eleito presidente do diretório municipal paulistano no ano de 1995. Foi Secretário Municipal de Transportes na cidade de São Paulo entre 2003 até 2004 e posteriormente, de 2013 até 2016.

Além disso, foi Deputado Federal em São Paulo entre 2007 até 2015, além de Deputado Estadual de São Paulo entre 1999 até 2003. É considerado um militante e um dos fundados do PT, tem consigo a militância nos movimentos sociais e estudantis.

Foi ele o responsável pela implementação do Bilhete Único em São Paulo, além da primeira licitação pública para empresas de ônibus serem as responsáveis pelo sistema.

  • Nome Civil: Jilmar Augustinho Tatto
  • Nascimento: 25/06/1965
  • Naturalidade: Corbélia (PR)
  • Profissão: engenheiro elétrico, cientista, historiador e filósofo
  • Escolaridade: Superior

Arthur do Val (Patriota)

Arthur do Val (Patriota)

Conhecido também pelo seu pseudônimo Mamãe Falei, é um dos integrantes do MBL – Movimento Brasil Livre, além de ter sido filiado muito tempo pelo DEM – Democratas, sendo o segundo deputado estadual por São Paulo mais votado, perdendo apenas para Janaína Paschoal.

Se declara um defensor de ideias liberais, pró capitalismo, além de ser a favor de privatizações, pena de morte e redução da maioridade penal. Foi agredido em 2018 por Ciro Gomes após uma discussão política.

Possui também um canal no YouTube do qual expõe suas opiniões políticas, suas ideias e também temas polêmicos do dia a dia.

  • Nome Civil: Arthur Moledo do Val
  • Nascimento: 21/08/1986
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: político, ativista, youtuber e empresário
  • Escolaridade: Médio

Levy Fidelix (PRTB)

Levy Fidelix (PRTB)

Conhecido por ser o fundador do PRTB – Partido Renovador Trabalhista Brasileiro -, foi candidato à presidência no ano de 2014, porém, não obteve sucesso em demais candidaturas para deputado, vereador, prefeito, governador e presidente.

Nas eleições de 2010 apoiou a candidatura de Dilma Rousseff, enquanto em 2014 apoiou a candidatura de Aécio Neves, já em 2018 apoiou Jair Bolsonaro.

Seu maior projeto é um aerotrem ligando as cidades de Campinas, São Paulo e o Rio de Janeiro.

  • Nome Civil: José Levy Fidelix da Cruz
  • Nascimento: 27/12/1951
  • Naturalidade: Mutum (MG)
  • Profissão: empresário, jornalista e publicitário
  • Escolaridade: Médio

Datas das eleições municipais São Paulo 2020

Já está definido: o período das eleições, como geralmente acontece, é em novembro, nas seguintes datas:

📌 1º turno: 15 de novembro de 2020;
📌 2º turno: 29 de novembro de 2020.

Resultado: geralmente, no mesmo dia do segundo turno, ou seja, 29 de novembro de 2020.

Regras de votação

Para disputar as novas eleições os candidatos à prefeitura de São Paulo está sujeita as novas regras. A partir de agora:

  • Partidos tem que registrar o estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito;
  • Os candidatos a prefeitura não poderão mais formar coligações com outros partidos que participarão das eleições;
  • O partido tem que reservar um mínimo de 30% vagas para mulheres, sendo que é proibida a candidatura avulsa;
  • A idade mínima para se eleger é de 21 anos para os candidatos a prefeito.

Candidatos a prefeito de outras cidades do Brasil

Eleições BrasilConfira a lista de nomes para candidato a prefeito de outras cidades brasileiras nos links, abaixo:

WebGo Content