Candidatos a Prefeito em Ṣo Paulo 2020 РQuem ṣo?

Em 2020 tem eleições municipais e os candidatos para a prefeitura dos partidos de São Paulo já estão sendo nomeados pelas siglas. A novidade para a corrida eleitoral da grande SP em 2020 está esperado que partidos inesperados tenham seus próprios candidatos, como o PSB e PCdoB que já lançaram seus candidatos.

Para o ano que segue também tem novas regras eleitorais que entram em vigor, como o veto a coligações proporcionais e necessidade desempenho mínimo para conseguir tempo no horário eleitoral das emissoras.

Pré Candidatos a Prefeito em São Paulo 2020

Consulte aqui as datas das eleições, candidatos à prefeitos e como ir votar no ano de 2020.

Joice Hasselmann (PSL)

Joice Hasselmann

Joice Hasselman conquistou as urnas em trÊs estados (Rondônia, Roraima e Santa Catarina) ao lado do partido de Jair Bolsonaro. Simpatica com as ideias do atual governo, já confirmou junto ao PSL a sua candidatura para prefeitura de São Paulo.

Joice tem uma ampla carreira jornalística, passando por veículos como a CBN, Band News GM, RIC TV, SBT. Paranaense foi denunciada várias vezes pelo conselho de jornalismo e sindicato por plágio de matérias jornalísticas, foi quando foi para São Paulo.

Em São Paulo, conseguiu vaga na Jovem Pan onde é âncora do programa Pingos nos Is e mantém seu Canal do Youtube.

Como prêmios tem recebeu o Troféu Influenciadores Digitais de 209 pela Revista Negócios da Comunicação e foi considerada pela ePolitic School uma das personalidades mais influenciadas de 2019. NO mesmo ano, se filiou ao PSL e anunciou sua pré candidatura ao Senado Federal de São Paulo. Foi eleita com mais de 1 milhão de votos, a segunda maior votação do estado.

Como parlamentar, Joice foi escolhida por Jair Bolsonaro para a liderança do governo no Congresso Nacional em outubro de 2019. Entretanto, uma briga com a família Bolsonaro a fez ser afastada do cargo e agora ela vai rumo a prefeitura.

  • Nome Civil: Joice Cristina Hasselmann
  • Nascimento: 29/01/1978
  • Naturalidade: Ponta Grossa (PR)
  • Profissão: jornalista, escritora
  • Escolaridade: Superior

Bruno Covas (PSB)

Bruno Covas

O Bruno Covas, atual prefeito, não tem registrado bons índices de aprovação pela sigla com qual está participando. Até o momento seu nome ainda é desconhecido por 40% dos residentes de Sâo Paulo e as intenções de voto são de 10%. Mesmo assim, o partido admitiu não ter plano B.

O governador de São Paulo, João Dória quer tentar nova eleição para o Senado em 2022 e conta com o nome de Bruno para a disputa em seu lugar, na prefeitura de São Paulo.

Covas tem uma carreira média na cidade de São Paulo. Entre outros cargos foi deputado estadual, secretario estadual do Meio Ambiente, presidente do Juventude do PSDB e deputado federal.

Em 2015 foi sub-relator da Comissão Parlamentar de Inquérito da Petrobrás na posição de advogado e membro da Comissão Especial da Maioridade Penal. Nas eleições que colocaram Dória na governança de SP, Covas estava na chapa e se tornaria um dos braços-direito do governador.

Seu nome, por si só, é representatividade de tradições. Afinal, é neto do ex-governador de São Paulo, Mário Covas, família que empreende diversos projetos na cidade.

Atualmente Covas está se tratando contra um câncer no fígado. Segundo o último diagnóstico serão iniciadas três sessões de quimioterapia a partir do fim de 2019.

  • Nome Civil: Bruno Covas Lopes
  • Nascimento: 07/04/1980
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: advogado e economista
  • Escolaridade: Superior

Márcio França (PSB)

Márcio França

Márcio França é filiado do PSB desde que começou a sua carreira política, em 1988. Entre seus primeiros cargos esteve o de vereador de São Paulo no ano de 1966 e emendou dois mandatos.

Em 2006 elegeu-se deputado federal e em 2011 integrou a chapa de Geraldo Alckmin como secretário do Turismo.

Em 2018 Márcio tentou a reeleição para governador de São Paulo, entretanto, perdeu para Dória no segundo turno com 48,25%. Agora, suas intenções políticas são de assumir a prefeitura da cidade.

Entre os projetos que desempenhou ao longo de sua carreira política esteve a criação de programas de orientações para jovens do exército, expandiu a Universidade Virtual do Estado de São Paulo e manteve-se ao lado das pautas das sigla que representa.

  • Nome Civil: Márcio Luiz França
  • Nascimento: 23/06/1963
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: advogado
  • Escolaridade: Superior

Tabata Amaral (PDT)

Tabata Amaral

Tabata Amaral é uma congressita e líder de diversos movimentos políticos dentro do congresso. Em 2017 foi uma das onze lideranças a participar do encontro com Baarack Obama e convidada a conversar com a ganhadora do prêmio Nobel da Paz de 2015, Malalaa Yousafazi.

Até 2016 sua atuação era mais evidente nos movimentos sociais e criação de projetos de inclusão e democracia, todos voltados para a região de São Paulo.  No final do mesmo ano é que inicia a sua carreira política tornando-se líder da bancada que reúne os partidos PDT, PROS, AVANTE e PV.

Além disso, é membro titular da Comissão de Educação e Comissão de Direitos da Mulher. Entre suas idealizações está o primeiro “gabinete itinerante” do Congresso, projeto que leva as decisões da casa para a população.

Além de congressista é também colunista do Jornal Folha de São Paulo e do Nexo Jornal.

  • Nome Civil: Tábata Cláudia Amaral de Pontes
  • Nascimento: 14/11/1993
  • Naturalidade: São Paulo (SP)
  • Profissão: cientistas política e astrofísica
  • Escolaridade: Superior

Filipe Sabará (Novo)

Filipe Sabará

O partido Novo escolheu Filipe Sabará para candidato a São Paulo com a sigla. O empresário de 33 anos tem uma carreira política muito curta, tendo mais experiências nos ramos dos negócios.

Sua primeira ação política foi assumir a presidência do Fundo De Solidariedade Social, um órgão de filantropia associado ao governo qeu realiza trabalhos de assistência social na cidade.

Cada vez mais associado ao governo Dória a partir de sua eleição, em 2018, acabou sendo apelidado de “mini-Doria” após conseguir o cargo de secretário de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo durante a prefeitura do amigo.

Celso Russomanno (PRB)

Celso Russomanno

O deputado federal Celso Russomanno deve concorrer à prefeitura de São Paulo pela terceira vez na cidade de São Paulo. Jornalista, apresentador de TV e com mandatos na Câmara dos Deputados, ele se lançou como candidato a prefeito de SP também em 2012 e em 2016, mas não levou vitória em nenhuma tentativa.

A carreira política de Russomanno atambém se faz de cargos parlamentares. Foi o deputado federal mais votado das eleições de 1994 e presidente do Instituto Naiconal de Defesa do Consumidor. Em 2014 conseguiu novamente desbancar as urnas, tornando-o deputado federal mais votado da história atrás de Enéas Carneiro, em 2002.

Atualmente, apresenta no SBT os programas Hoje em Dia e Cidade Alerta.

  • Nome Civil: Celso Ubirajara Russomanno
  • Nascimento: 20/08/1956
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: jornalista e bacharel em direito especialista em direito do consumidor
  • Escolaridade: Superior

Orlando Silva (PCdoB)

Orlando Silva

O deputado federal e ex-ministro do Esporte nos governos Lula e Dilma é o nome da chapa do PCdoB para 2020. Em sua carreira política tem extensos projetos em várias áreas, mas em maioria ligado aos direitos dos adolescentes e universitários.

Entre suas autorias está a criação da Lei de Migrações, Lei Geral de Proteção de Dados e Leis que definem Luís da Gama com o o Patrono da Abolição da Escravatura no Brasil.

  • Nome Civil: Orlando Silva de Jesus Júnior
  • Nascimento: 27/05/1971
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: jurista e sociólogo
  • Escolaridade: Superior

Geraldo Alckmin (PSB)

Geraldo Alckmin

Após perder a candidatura à presidência da república, Geraldo Alckmin agora vira a prefeitura de São Paulo para 2020. O ex governador do estado que atuou entre 2001 e 2006 e novamente entre 2001 a 2018 tem vasta carreira na política da cidade.

O primeiro cargo de Alckmin foi em Pindamonhangaba, onde foi vereador e presidente da Câmera dos Vereadores. Depois, tornou-se prefeito e integrou a Assembleia Legislativa nas eleições de 1982. Em 1986 a 1990 foi deputado federal, no meio tempo do mantado, ajudou a criar a sigla PSDB.

Em 1994, elegeu-se vice-governador ao lado de Mário Covas e em 2000 concorreu a prefeitura de São Paulo, mas perdeu ainda no primeiro mandato.

  • Nome Civil: Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho
  • Nascimento: 07/11/1953
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: médico
  • Escolaridade: Superior

Andrea Matarazzo (PSD)

Andrea Matarazzo

Angelo Matarazzo já confirmou o nome para a disputa das eleições municipais em 2020. O candidato foi assesor especial do Ministério da Educação e Cultura entre os anos de 1999 e 2001 no governo de Fernando Henrique Cardoso, seu primeiro cargo na política.

Em 2001 a 2002 tornou-se embaixador do Brasil em Roma, onde desempenhou um trabalho mais afastado da política.

Somente em 2010 retornou à vida política como secretário de Estado da Cultura de São Paulo. Em 2013, elegeu-se vereador de São Paulo onde exerceu mandato até 2017.

  • Nome Civil: Angelo Andrea Matarazzo
  • Nascimento: 22/11/1956
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: empresário e radialista
  • Escolaridade: Superior

Guilherme Boulos (PSOL)

Guilherme Boulos

O candidato à presidência em 2018 agora prevê cargo na presidênicia de São Paulo. O ativista social e líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) é um nome forte na esquerda paulistana e não demorou para confirmar a sua participação nas eleições de 2020.

A militância é o sinônimo para figuras políticas como Boulos. Em sua cartela de projetos estão muitos movimentos sociais na qual desempenha papel de orador e militante. Suas integrações iniciaram mesmo na adolescência, com movimentos da juventude.

Seu trabalho também está presente nas mídias, onde tem participação como colunista na Folha de São Paulo e no programa Havanna Conecction, ao lado dos jornalistas Leonardo Sakamoto, Jean Wyllys e Laura Capriglione.

Em Março de 2018 Boulos integrou o Partido Socialismo e Libertade (PSOL) como pré-candidato à Presidência da República e onde iniciou suas intenções parlamentares.

  • Nome Civil: Angelo Andrea Matarazzo
  • Nascimento: 22/11/1956
  • Naturalidade/ São Paulo (SP)
  • Profissão: filósofo e escritor, especialista em Psicologia Clínica e mestre em psiquiatria
  • Escolaridade: Superior

Datas das eleições municipais São Paulo 2020

  • 1° turno – Dia 4 de outubro de 2020
  • 2° turno – Dia 25 de outubro de 2020

Regras de votação

Para disputar as novas eleições os candidatos à prefeitura de São Paulo está sujeita as novas regras. A partir de agora:

  • Partidos tem que registrar o estatuto no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até seis meses antes do pleito;
  • Os candidatos a prefeitura não poderão mais formar coligações com outros partidos que participarão das eleições;
  • O partido tem que reservar um mínimo de 30% vagas para mulheres, sendo que é proibida a candidatura avulsa;
  • A idade mínima para se eleger é de 21 anos para os candidatos a prefeito.

Candidatos a prefeito de outras cidades do Brasil

Eleições BrasilConfira a lista de nomes para candidato a prefeito de outras cidades brasileiras nos links, abaixo:

Deixe seu Comentário

WebGo Content