Candidatos a prefeito no Rio de Janeiro 2020 – Lista de nomes, partidos e como votar

Os candidatos a prefeito em Rio de Janeiro 2020 já estão confirmado e iniciaram suas campanhas. Mais uma vez, você tem a oportunidade de escolher o mandatário que tomará as principais decisões sobre o presente e o futuro da sua cidade. É essencial que você conheça sobre os candidatos que estão fazendo campanha em busca do mandato de prefeito pelos próximos 4 anos. E não se esqueça: escolha seu candidato com sabedoria. Tudo o que você precisa saber sobre a eleição 2020 você encontra aqui!

Veja abaixo a lista completa dos candidatos a prefeito em Rio de Janeiro 2020 ⤵⤵

Candidato N. Nome Partido Coligação
crivella
(vice: tenente coronel andréa firmo)
10 marcelo bezerra crivella
(vice: andrea louriçal firmo de araújo)
REPUBLICAN com deus
delegada martha rocha
(vice: anderson quack)
12 martha mesquita da rocha
(vice: anderson luiz alves de oliveira)
PDT unidos pelo rio
benedita da silva
(vice: enfermeira rejane)
13 benedita souza da silva
(vice: rejane de almeida)
PT é a vez do povo
paulo messina
(vice: sheila barbosa)
15 paulo santos messina
(vice: sheila cristina barbosa de albuquerque)
MDB partido isolado
cyro garcia
(vice: elisa guimarães)
16 cyro garcia
(vice: maria elisa wildhagen guimarães)
PSTU partido isolado
luiz lima
(vice: delegado fernando veloso)
17 luiz eduardo carneiro da silva de souza lima
(vice: fernando da silva veloso)
PSL o rio tem opção
bandeira de mello
(vice: andrea gouvêa vieira)
18 eduardo carvalho bandeira de mello
(vice: andrea de lima gouvêa vieira)
REDE partido isolado
glória heloiza
(vice: mauro santos)
20 glória heloiza lima da silva
(vice: luis mauro santos da silva)
PSC partido isolado
eduardo paes
(vice: nilton caldeira)
25 eduardo da costa paes
(vice: nilton caldeira da fonseca filho)
DEM a certeza de um rio melhor
henrique simonard
(vice: caetano sigiliano)
29 henrique vital brazil simonard
(vice: caetano sigiliano)
PCO partido isolado
fred luz
(vice: giselle gomes)
30 frederico derzié luz
(vice: giselle guimarães gomes)
NOVO partido isolado
suêd
(vice: jessica natalino)
35 suêd haidar nogueira
(vice: jéssica rabello guimarães)
PMB partido isolado
renata souza
(vice: ibis pereira)
50 renata da silva souza
(vice: ibis silva pereira)
PSOL um rio de esperança
clarissa garotinho
(vice: jorge coutinho)
90 clarissa garotinho barros assed matheus de oliveira
(vice: jorge coutinho)
PROS partido isolado

Perguntas Importantes sobre a Eleição 2020 em Rio de Janeiro

Qual a data da eleição? As eleições de 2020 tiveram suas datas originais alteradas. Por isso, preste atenção: a data da eleição para prefeito será no dia 15/11/2020 (primeiro turno). Caso seja necessário um segundo turno, a data da votação será 29/11/2020.

Qual o horários? Devido a Pandemia do Coronavírus, o horário para votação também foi alterado. Ele agora será maior. As urnas serão abertas às 07h e o pleito finalizará às 17h. Entre 07h e 10h haverá uma preferencia de atendimento para as pessoas acima de 60 anos – evitando assim expor esse grupo de risco ao Coronavírus.

Votar é obrigatório? Sim. Isso não mudou. O voto é obrigatório no Brasil para as pessoas entre 18 e 70 anos. É facultativo para jovens entre 16 e 18 anos e para os analfabetos.

Candidatos a prefeitos RJ

Candidatos a Prefeito no Rio de Janeiro em 2020

Clarissa Garotinho (PROS)

Clarissa Garotinho

A jornalista Clarissa Garotinho vem de uma família tradicionalmente envolvida na política do Rio. Apesar de ainda não ter confirmado a sua segunda tentativa para a corrida à prefeitura do estado se mostrou disposta a representar a sigla nas eleições municipais de 2020.

Clarissa ingressou jovem na carreira política, como diretora da UNE e presidente do PMDB jovem, quando seu pai era líder do partido. Em 2008 elegeu-se vereadora do Rio de Janeiro e em 2010 conquistou posto como deputada estadual. Em 2014, subiu um degrau na hierarquia elegendo-se deputada federal.Atualmente, atua como Secretária de Desenvolvimento, Emprego e Inovação no governo Crivella.

  • Nome completo: Clarissa Barros Assed Matheus de Oliveira
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento: 2/07/1982
  • Formação e área de estudo: jornalista

Eduardo Paes (DEM)

Eduardo Paes

O ex-prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, vai se candidatar novamente ao cargo pelo mesmo partido, apesar de ter sérios opositores ao seu nome dentro da sigla.

O currículo político de Eduardo Paes é extenso. Iniciou como líder na Juventude Cesar Maia ainda nos anos 1990, quando foi subprefeito da Zona Oeste. Elegeu-se vereador em 1996 e deputado federal em 1991. Em 2001, foi Secretário de Meio Ambiente na 2ª gestão de Maia.

Em 2006 foi candidato a governador e perdeu de lavada, obtendo somente 5% dos votos. Ficou algum tempo sem cargos políticos até candidatar-se novamente a prefeito do Rio, em 2008. Dessa vez ganhou logo no primeiro turno. Em 2018 foi adiante e tentou vaga para governador,mas perdeu no 2° turno para Wilson Witzel.

  • Nome completo: Eduardo da Costa Paes
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento: 14/11/1969
  • Formação e área de estudo: formado em direito, mas exerceu pouco a profissão, já que seguiu carreira política

Fred Luz (NOVO)

Fred Luz

O Ex-CEO do flamengo é outro nome que está cotado como o principal candidato do partido NOVO. O empresário é sócio e diretor da Inbrands, um conglomerado de fortes marcas multinacionais como a Reicards, Ellus, VR e Salinas. Em seu currículo também diz que foi diretor das Lojas Americanas por 15 anos.

Em 2018 o futebolista deixou o time para coordenar a campanha presidencial do partido ao lado de João Amoedo e assim começou o seu envolvimento político para além dos campos de futebol.

Depois de ajudar a coordenar a candidatura de João Amoedo par a presidência da república, agora é o próprio Fred que quer ter o nome colocado à disputa.

  • Nome completo: Frederico Luz
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento:
  • Formação e área de estudo: Engenharia

Marcelo Crivella (PRB)

Marcelo Crivella

Apesar da impopularidade de seu atual mantado como prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella já confirmou que vai tentar se reeleger em 2020.

O engenheiro antes de se tornar conhecido pela política já era conhecido pela sua família, já que seu pai é Edir Macedo – o dono da Igreja Universal do Reino de Deus.

Pode-se dizer, assim, que sua carreira política começou de berço. Entretanto, seu primeiro cargo oficial foi em 2002 como senador do Rio de Janeiro com 3,2 milhões de votos. No mesmo período foram lançados várias notícias associando seu nome a fraudes com envolvimento no Mensalão. Entretanto, nada foi confirmado.

Em 2002 se reelegeu no cargo e completou o mantado até assumir posse do cargo de prefeito da capital fluminense que ganhou nas eleições de 2016 em segundo turno, contra Marcelo Freixo.

Atualmente, o nome do candidato é citado em um esquema de envolvimento criminoso que libera verbas públicas a empresas com créditos a receber mediante pagamento de propina, o que poderá o desqualificar por improbidade administrativa. Em 2019 livrou-se por pouco do impeachment na Câmara e, nas suas redes sociais, agradeceu à Deus pela absolvição.

  • Nome completo: Marcelo Bezerra Crivella
  • Naturalidade: Distrito Federal (DF)
  • Data de nascimento: 09/10/1957
  • Formação e área de estudo: engenheiro e escritor religioso

Martha Rocha (PDT)

Martha Rocha

Martha Rocha já é conhecida da política do Rio de Janeiro. Agora, ela mina o palco para tentar assumiu a prefeitura do estado. Em 2014 foi eleita pela Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro e reeleita em 2018 sendo também a primeira mulher a chefiar a Polícia Civil do Rio de Janeiro.

Graduada em história e especialista em Direitos Humanos ela tem um projeto grande de proteção aos direitos civis e uma carreira acadêmica tão promissora quanto o seu currículo político.

  • Nome completo: Martha Mesquita da Rocha
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento: 30/04/1959
  • Formação e área de estudo: historiadora e administradora

Glória Heloíza (PSC)

Glória Heloíza

A ex-juíza, Glória Heloíza, confirmou o nome para a candidatura à Prefeitura de Rio de Janeiro. O nome foi cotada pelo presidente do PSC, Pastor Everaldo.

Em 2019 Glória atuava como desembargadora do Tribunal Regional Estadual, na 2ª Vara da Infância e da Juventude. Entretanto, abandonou o cargo para se lançar candidata a prefeita da cidade.

Em sua carreira também atuou como juíza em diversas instituições públicas do Estado do Rio de Janeiro.

  • Nome completo: Glória Heloíza Lima Silva
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento: 1969
  • Formação e área de estudo: advogada.

Paulo Messina (MDB)

Messina

Paulo Messina iniciou sua vida política como vereador em 2008, mantendo-se por três mandatos consecutivos. Durante o pleito, participou da Comissão de Educação e Cultura e foi um dos fundadores da Lei de Incentivo a Cultura.

O nome de Paulo Messina ainda não foi confirmado, mas depois da vitória de Marcello Crivella nas eleições de 2016 para prefeitura, o seu nome foi indicado para Secretário da Educação. Apesar da indicação, tornou-se Secretário Chefe da Casa Civil onde trabalhou para minimizar o déficit de orçamento do município.

Messina deixou o cargo para defender Crivella no processo de impeachment que sofreu na Câmara de Deputados. Mas mesmo assim, seguiu com cargos na Prefeitura e agora pretende sair candidato ao pleito de 2020.

  • Nome completo: Paulo Santos Messina
  • Naturalidade: Rio de Janeiro (RJ)
  • Data de nascimento: 18/10/1975
  • Formação e área de estudo: matemático e professor.

 


Datas das eleições municipais

As eleições municipais em 2020 devem acontecer conforme o calendário do Supremo Tribunal Eleitoral, que já confirmou as datas para:

📌 1º turno: 15 de novembro de 2020;
📌 2º turno: 29 de novembro de 2020.

Resultado: geralmente, no mesmo dia do segundo turno, ou seja, 29 de novembro de 2020.


Candidatos a prefeito de outras cidades do Brasil

Eleições BrasilConfira a lista de nomes para candidato a prefeito de outras cidades brasileiras nos links, abaixo:

WebGo Content