Resultado das eleições para prefeito em 2020 – Datas

Como parte dos deveres democráticos do brasileiro, as eleições são a escolha dos representantes e políticos que seguirão por mais alguns anos comandando o governo. Nas eleições de 2020 os cidadãos de todos os municípios escolherão seus prefeitos e vice-prefeitos.

Apesar de ser quase uma tradição ligada a manutenção da nossa democracia e do governo de representatividade que escolhemos ter, o processo de eleição e voto ainda pode trazer muitas dúvidas. E isso pode ser ainda pior graças a confusão que a presença do Coronavírus causou na sociedade. Fique ligado a seguir e tire dúvidas a respeito das Eleições para prefeito 2020.

Resultado eleições prefeito 2020

Data de divulgação do resultado das Eleições Municipais 2020

Graças ao moderno sistema eletrônico de voto, utilizado em pouquíssimos países do mundo e adotado de forma integral pelo governo brasileiro, a apuração dos votos demora apenas algumas horas para sair.

Sendo assim, logo que o segundo turno, ou primeiro no caso de cidades pequenas, termina, a contagem começa a acontecer no sistema das urnas e diz, com precisão e segurança, quais foram os candidatos mais votados.

Pode-se esperar o resultado da votação no mesmo dia em que o turno aconteceu, com algumas horas de atraso graças ao horário de votação e ao tempo que leva para realizar a contagem dos votos.

Quando vai ser as eleições municipais de 2020?

Não é fácil a situação em que o mundo se encontra atualmente. Temos casos de uma doença que se espalha exponencialmente enquanto não se tomam medidas de distanciamento social adequadas.

A falta de cuidados e de uma política de combate ao contágio faz com que a situação se agrave muito, principalmente para a população. Foi por esse motivo que uma medida de distanciamento obrigatório tentou fazer com que as eleições, graças à capacidade que o evento tem de aglomerar pessoas, fossem adiadas.

Apesar disso, a medida de prevenção não foi autorizada pelo governo e as eleições permanecem nas mesmas datas de antes. O processo de eleição acontecerá, até o momento, de forma normal como deve acontecer a cada 4 anos.

Dúvidas sobre as eleições de 2020

A começar pela dúvida mais comum: as datas das eleições. É comum não decorar as datas de eleições graças a periodicidade grande que acompanha os mandatos. São eleições a cada 4 anos e muitas vezes as eleições se revezam, deixando todos um pouco perdidos.

O primeiro turno das eleições municipais de 2020 acontecerá no dia 4 de outubro, ao longo de toda a manhã e tarde do primeiro domingo do mês. Já para o segundo turno das eleições, todos os eleitores precisarão retornar às urnas para escolherem o prefeito final. A segunda parte das eleições ocorre no último domingo do mês, dia 25 de outubro.

Com relação aos políticos que serão escolhidos nas eleições, todos os cidadãos deverão pensar em candidatos ao cargo de prefeito, assim como os vereadores que integrarão a câmara municipal.

Como funcionam as eleições municipais no Brasil?

Como todo o processo eleitoral de forma geral, as eleições municipais funcionam com base em voto direto, onde a quantidade total de eleitores define o ganhador da cadeira de chefe municipal do executivo. O caso muda um pouco em cidades com uma quantidade menor de habitantes, mas o voto ainda é quem manda.

Para municípios com menos de 200 mil eleitores ativos as eleições não são formadas por dois turnos consecutivos. A disputa é vencida ou perdida no primeiro turno, com os votos que foram realizados naquele momento. Quem tiver a maior quantidade de votos ganha o cargo. No caso de uma disputa acirrada em que ambos candidatos fiquem com metade dos votos, qualquer pequena diferença importa.

Se os candidatos que participaram das eleições não conseguem nem metade da quantidade total de votos válidos, aí então um segundo turno acontece para escolher quem ganha nessa disputa.

Já no caso dos vereadores, que serão escolhidos junto com os prefeitos das cidades, é o número de votos total relacionado ao partido que determina uma vitória ou derrota nas eleições. Esse é o sistema que utiliza o famoso quociente eleitoral.

O quociente eleitoral funciona basicamente da seguinte forma: pega-se o número total de votos válidos do município e estabelece o mínimo necessário para que um vereador se eleja, dividindo o total pela quantidade de cadeiras em aberto na câmara dos vereadores. Esse mínimo será a quantidade necessária para que um partido garanta posições na câmara. Quanto mais votos o partido obtiver, mais cadeiras ele poderá dispor aos seus vereadores

Deixe seu Comentário

WebGo Content