Candidatos a Prefeito de Goiânia 2020 – Lista de nomes: Quem são?

Como sempre, a cada quatro anos devemos escolher os nossos representantes nas mais diversas esferas do governo, sendo elas municipal, estadual ou federal. Mas nem sempre é uma escolha fácil, quem dirá simples, um voto de confiança é algo valioso e nem todos os políticos o levam a sério.

Mesmo assim é sempre bom lembrar que quanto mais pesquisa e conhecimento estiverem envolvidos com a escolha do voto, melhor esse voto será representado. Conhecer a carreira e os feitos dos candidatos pode mudar o jeito como fazemos a política no Brasil.

O que faz um prefeito?

O prefeito, como o governador e o presidente, é o líder da esfera do Poder Executivo dentro do município. O que quer dizer que é responsabilidade do prefeito gerir, administrar e aplicar reformas, mudanças e melhorias em toda a cidade e suas fronteiras.

Uma prefeitura se torna responsável pela limpeza das ruas e estabelecimentos públicos, todo o sistema de transporte público que viabiliza a mobilidade urbana, os serviços de saúde como ambulatórios, postos, hospitais municipais e o sistema de transporte das ambulâncias, manutenção e desenvolvimento das escolas públicas de ensino infantil e fundamental e a formação de uma força policial local, a guarda municipal.

Os prefeitos podem ainda recorrer às esferas políticas mais amplas para negociações de recursos especiais para financiamento de obras e projetos.

Isso aliado ao plano de desenvolvimento para a cidade, que deve priorizar geração de emprego e incentivo para criação de novas empresas, dá um norte para o desenvolvimento da cidade e da melhoria de vida da população.

E da mesma forma como o Congresso Nacional pode influenciar o governo do presidente da república, os vereadores têm o poder de veto e são um tipo de regulamentação para o poder do chefe do executivo. Mas ao contrário do que acontece na esfera federal, a câmara de vereadores tem o poder de propor a criação e organização de novas e modificadas leis.

Recursos da Prefeitura

A chefia do poder no município não exerce sua função sozinha. O prefeito conta com a ajuda de seus assessores, secretários e funcionários públicos que cuidam de tarefas distintas para com o governo, como as finanças públicas, os sistemas de saúde, educação e segurança. O prefeito é portanto um gerente de funções e está ali para orquestrar o trabalho de sua equipe.

Trabalho esse que só pode acontecer graças aos recursos captados pelos governos e ao repasse de arrecadação, que pode vir da esfera federal ou estadual, ou mesmo dos próprios impostos arrecadados pela prefeitura, como o IPTU.

Lista de candidatos a prefeito de Goiânia 2020

Ao longo do período de preparação e candidatura às eleições é comum presenciarmos disputas, acordos e negociações entre partidos e candidatos, com o intuito de saber quem terá mais chances de chegar ao poder. Isso traz um certo período de incerteza até que todos os candidatos sejam confirmados pelos respectivos partidos.

Até então existem 9 candidatos com determinação de concorrer ao cargo, e, mesmo que alguns ainda não estejam confirmados nessa corrida, listamos a seguir alguns dos principais nomes que devem disputar as eleições de 2020 para a prefeitura de Goiânia.

Cristina Lopes (PDT)

Cristina Lopes (PDT)

Ainda filiada ao PSDB, pretende concorrer ao cargo pelo PDT, apesar de ainda não ter se filiado.

Caso não entre para a chapa, Paulinho Graus será a alternativa do partido.

Elias Vaz (PSB)

elias vaz

Um dos favoritos para a eleição, o candidato possui um histórico presente e articulado no município onde foi vereador por vários anos.

Possui apoio do Senador Jorge Kajuru, sendo uma aliança que joga Elias para o grupo dos três mais inclinados a conseguir o cargo.

Francisco Júnior (PSD)

francisco júnior

Sendo a promessa para as eleições de 2020, Francisco Júnior está a dois passos de conseguir alianças com o senado, entrando assim para o hall dos favoritos nessa eleição.

Com um discurso jovem e conservador, ele articula seu futuro mandato com inovações para o governo e soluções diferentes para os problemas do município.

Iris Rezende (MDB)

iris rezende

Prefeito eleito no último mandato, Iris Rezende é um político de longa data que realizou muitas obras pela cidade.

Graças à popularidade e aos conchavos políticos que o apoiam, é uma grande aposta para o segundo turno das eleições.

Major Araújo (PSL)

major araújo

O atual deputado estadual já se prepara para as eleições tem algum tempo. Em suas mangas ele tem um discurso afiado e chama atenção das massas.

Está também entre os favoritos para o cargo e tem o suporte do deputado Delegado Waldir.

Adriana Accorsi (PT)

Adriana Accorsi (PT)

Atualmente Accorsi é deputada estadual pelo estado de Goiás desde 2015. Ela participa da política desde 1990, sendo filiada ao PT desde então. Ela é formada em direito pela UFG.

É um dos nomes que serão cotados para a prefeitura da cidade de Goiânia.

Felizberto Tavares (PODEMOS)

Felizberto Tavares (PODEMOS)

Vereador de Goiânia desde 2013, se reelegeu no ano de 2017, estando até o momento no cargo.

Além disso, é presidente da Comissão do Meio Ambiente, da Comissão de Habitação Urbanismo e Ord. Urbano e também diretor da força sindical de Goiás.

Talles Barreto (PSDB)

Talles Barreto (PSDB)

Deputado estadual de Goiás de 2019 até o momento, Barreto é conhecido como um dos deputados mais atuantes, sendo o presidente da Comissão de Constituição e Justiça, contribuindo com várias leis e projetos na área da saúde, educação, direito de idosos e muito mais.

Virmondes Cruvinel (Cidadania)

Virmondes Cruvinel (Cidadania)

Deputado estadual por Goiás desde 2015, é advogado com pós graduação em direito administrativo, além de já ter sido professor de direito da UFG.

Já foi vereador, defendendo temas como educação, saúde, cultura e mobilidade urbana, sendo que foi eleito o Político do Ano pelo Clube dos Repórteres Políticos de Goiás nos anos de 2012 e 2013.

Wilder Morais (PSC)

Wilder Morais (PSC)

Empresário, empreendedor e engenheiro, Morais foi senador pelo estado de Goiás entre 2012 até 2019, foi também Secretário de Estado da Infraestrutura de Goiás.

Ficou conhecido como o Senador dos livros, visto que distribuiu mais de 1 milhão e 200 mil livros para estudantes de todo o estado de Goiás.

Outros nomes

  • Alyson Lima (SD);
  • Dra Cristina (PL);
  • Eduardo Prado (DC);
  • Hemanuelle Jacob (PSOL);
  • Maria Ester (REDE);
  • Paulinho Graus (PDT).

Lembre-se de votar com consciência nas eleições 2020!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content