Pode votar sem título de eleitor? Documentos obrigatórios para a votação

Em ano de eleição surgem muitas dúvidas sobre os procedimentos de votação. Uma das mais comuns entre elas é: afinal, pode votar sem título de eleitor?

Para início de conversa é importante deixar claro que é preciso estar com o título de eleitor devidamente regularizado para poder votar. Se ele não estiver, você não pode votar e deve procurar um cartório eleitoral para regularizar sua situação.

E como o título é um documento que deve ser mantido regularizado mas se usa muito pouco, há muitas dúvidas em relação a ele. E como o voto é obrigatório para todos os brasileiros com idade entre 18 e 70 anos, é importante tirar essas dúvidas.

Então acompanhe o texto que vamos responder essa pergunta para que você esteja preparado para as Eleições Municipais 2020.

Pode votar sem título de eleitor?

Posso votar sem o título de eleitor?

Sim, você pode. O mais importante no título são as informações sobre a zona e seção de votação. Então se você tem esses números de cor, não tem porque levar o título com você.

Mas isso não quer dizer que você pode chegar à sua seção de mãos vazias! Para votar, é obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto. Veja quais documentos você pode apresentar:

  • Carteira de identidade (RG);
  • Carteira de trabalho;
  • Certificado de reservista;
  • Carteira nacional de habilitação (CNH);
  • Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
  • Documento Nacional de Identidade (DNI);
  • E-Título (título de eleitor em meio digital);

Ou seja, o que é obrigatório para a votação é a apresentação de um desses documentos, mas do título eleitor não precisa. Mas vale lembrar que ele deve estar regularizado para você poder votar nas Eleições Municipais 2020.

E quem não souber seu local de votação?

Como já dito, as informações sobre seu local de votação estão no título, por isso é bom ter ele em mãos. Mas vamos supor que você perca seu título de eleitor, e agora? Agora é só consultar online!

No site do TSE tem uma ferramenta para você ver os detalhes sobre o seu local de votação. A consulta pode ser feita pelo nome, CPF ou número do título de eleitor. O procedimento é bem simples:

  • Acesse o site do TSE;
  • Preencha o primeiro campo com seu nome, CPF ou número do título de eleitor. Qualquer um deles serve;
  • Preencha os campos seguintes com sua data de nascimento e o nome de sua mãe. Caso o nome da mãe não apareça no título, marque a opção ‘não consta’;
  • Clique no captcha “Não sou um robô” e depois em Confirmar.

Pronto, as informações sobre sua identificação e domicílio eleitoral para as Eleições Municipais 2020 aparecerão na tela automaticamente. Caso a consulta não dê certo, confira se todas as informações estão corretas. Se estiver tudo certo e mesmo assim não carregar a página, aguarde alguns minutos e tente novamente.

🗳️VEJA AQUÍ OS CANDIDATOS DE:

Mauá

Rio de Janeiro

Vitória

Sorocaba

Aplicativo e-Título

Além da consulta pelo site TSE, você também pode ver suas informações através do e-Título. Este é um aplicativo desenvolvido pela Justiça Eleitoral que substitui o título de eleitor de papel.

Aliás, se você fez a identificação biométrica pode apresentar o e-Título como documento com foto na hora da votação. Mas para quem ainda não passou pela biometria, permanece obrigatória a apresentação de um documento oficial com foto.

Você pode baixar o e-Título tanto na Google Play quanto na App Store. O aplicativo é gratuito.

Mas vale lembrar que na cabina de votação é proibido portar celulares, câmeras fotográficas, filmadoras, ou outros instrumentos que possam comprometer o sigilo do voto. Então seu celular deve ficar com o mesário enquanto você vota.

E aí, esse texto te ajudou a se preparar melhor para as Eleições Municipais 2020? Fala pra gente nos comentários.

Felipe Matozo

Estudante de Jornalismo no Centro Universitário Internacional Uninter e ator profissional licenciado pelo SATED/PR. Ligado em questões políticas e sociais, busca na arte e na comunicação maneiras de lidar com o incômodo mundo fora da caverna.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content