Como saber onde votar? Consulta de seção e local de votação online

As zonas eleitorais são regiões geográficas que possuem um Cartório Eleitoral. Elas também recebem o nome de “distrito eleitoral” ou “circunscrição eleitoral”. O principal objetivo delas é o de organizar o sistema eleitoral de determina região e consequentemente as eleições.

Dividir os eleitores em zonas eleitorais permite que a Justiça Eleitoral não seja sobrecarregada como um todo. Dessa forma, cada Zona Eleitoral é responsável por um determinado número de eleitores. Algumas cidades possuem uma ou mais zonas eleitorais, a depender do número de habitantes. Outras, que possuem uma população pequena, dividem a zona eleitoral com outros municípios.

A zona eleitoral é dividida em unidades menores, conhecidas como seções eleitorais. A seção eleitoral é onde o eleitor é recebido no dia da eleição para realizar o seu voto. É onde fica a mesa receptora e a urna eletrônica.

Ao emitir o título de eleitor, o indivíduo é colocado em determinada zona e seção eleitoral, de acordo com o seu endereço. Dessa forma, não é possível ir votar em qualquer seção eleitoral: é preciso ir naquela em que o eleitor foi cadastrado.

Consulta local de votação

Como descobrir a minha seção eleitoral?

Atualmente, há várias maneiras de se descobrir tanto a zona eleitoral, quanto a seção eleitoral. A primeira e mais óbvia delas é consultar a informação no próprio título de eleitor. Nele consta o número da Zona e da Seção Eleitorais. Porém, nele não há nem o nome nem o endereço do local.

Para descobrir a zona e a seção eleitoral, bem com o nome e o endereço do local de votação, você pode optar por uma das seguintes opções.

Pelo site do TSE

O Tribunal Superior Eleitoral possui um site bastante útil a partir do qual você pode consultar o seu local de votação, bem como todas as informações relacionadas ao seu cadastro eleitoral. Para isso, basta clicar aqui para acessar o referido site.

Consultar local e sessão de votação

Nele, você precisará informar:

  • Seu nome completo, o número do título eleitoral ou o seu CPF;
  • A sua data de nascimento
  • O nome da sua mãe, da maneira como consta em seu título (caso não conste, selecione “não consta”)

Além disso, você precisará clicar na opção “não sou um robô”. Em seguida, basta apertar no botão “consultar” e, se as informações preenchidas estiverem corretas, as suas informações eleitorais serão todas exibidas em sua tela.

Consulta de local de votação

Pelas redes sociais oficiais do TSE

O TSE também permite que você descubra a sua zona e seção eleitoral através das redes sociais oficiais do tribunal. Essa opção está disponível no Facebook do TSE (facebook.com/TSEJus) e no Twitter (twitter.com/tsejusbr).

Nas redes socais, basta você enviar uma mensagem para a página. Com isso, você começará a conversar com um robô (bot) que o auxiliará a descobrir sua zona e seção eleitoral a partir da solicitação de alguns dados.

→ O que acontece se eu não votar?

Pelo E-Título

O E-Título é um aplicativo desenvolvido pelo TSE para substituir o seu título eleitoral impresso. Ele não apenas informa o seu local de votação, como também possui uma funcionalidade que, através do GPS do seu celular, o guiará até o local em questão.

Além disso, caso você tenha perdido os eu título eleitoral, você poderá utilizar o E-Título como substituo. Isso apenas se o eleitor já tiver feito a biometria eletrônica: do contrário, ele precisará ir até Cartório Eleitoral a fim de realizar a biometria.

O E-Título está disponível tanto para Android, sendo possível baixá-lo na Google Play, quanto para iOS, disponível na App Store.

E-título

Pelo Disque-Eleitor

Uma quarta opção é através do serviço Disque-Eleitor de cada Tribunal Regional Eleitoral. Além disso, também é possível ir presencialmente no TRE mais próximo para consultar a informação.

Os contatos de cada TER podem ser consultados nesta página, do próprio Tribunal Superior Eleitoral.

Deixe seu Comentário

WebGo Content