Justificativa eleitoral 2020 – Como fazer passo a passo

Você já sabe como fazer a justificativa eleitoral 2020? O procedimento deve ser realizado pelos eleitores que, por algum motivo, não compareceram no dia da votação em seu domicílio eleitoral. Isto é, sem a justificativa, além de ficar impedido de votar nas próximas eleições, você pode sofreu outras sansões. Mas não se preocupe, o processo de justificativa eleitoral 2020 ficou muito mais fácil. Neste artigo, vamos mostrar para você um passo a passo completo de como fazer. Confira!

Justificativa eleitoral 2020 – o formulário de justificativa

Em resumo, você precisa entender que existem algumas formas diferentes de fazer a justificativa eleitoral 2020.
Ou seja, o primeiro passo para realizar o procedimento é entender quais são essas formas, e escolher aquela que é mais fácil para você.
Mas quais são essas formas?

Requerimento de Justificativa eleitoral

No dia da votação

Caso você não esteja em sua zona eleitoral durante do dia da votação, é possível comparecer em uma unidade onde esteja acontecendo o pleito e fazer a sua justificativa eleitoral 2020.

Com isso, tanto no primeiro quanto no segundo turno, você pode ir até uma seção de justificativa e preencher um formulário, justificando a sua falta.

Para isso, é indispensável apresentar um documento de identificação, além do título de eleitor.

Viagens ao exterior

Outra forma de fazer a sua justificativa é em dias posteriores ao da votação. Esse tipo de procedimento é feito, em geral, por quem não está no Brasil na época de eleição.

Sendo assim, para apresentar a sua justificativa, basta acessar o sistema disponibilizado na internet. Você pode acessar o sistema de justificativa clicando neste link para o Supremo Tribunal Eleitoral, e preencher o formulário que, posteriormente, deve ser encaminhado pelos correios.

Cabe lembrar que essa justificativa deve ser feita em até 30 dias após o retorno ao Brasil.

Após as eleições

Outra forma bem comum de fazer a justificativa eleitoral 2020 é após as eleições. Da mesma forma para quem viaja ao exterior, para fazer esse procedimento, é necessário acessar o sistema Justifica da Justiça Eleitoral.

Com isso, você informar porque se ausentou da votação, além de apresentar os documentos necessários, enviados em anexo de forma digital.

Como fazer a Justificativa eleitoral 2020 – Passo a Passo

Agora que você já sabe quais são os tipos de justificativa eleitoral 2020 que pode fazer, o próximo passo é entender como realizar esse procedimento.

Assim como já dissemos antes, esse processo pode ser feito pela internet, sem que você tenha que sair de casa. Confira abaixo o passo a passo completo:

  • Acesse o sistema Justifica da Justiça Eleitoral, e clique sobre o botão “Iniciar requerimento de justificativa”;
    Como fazer justificativa eleitoral pela internet
  • Preencha os dados solicitados com o seu número do título de eleitor, nome completo e data de nascimento.  Para continuar, clique no botão “Não sou um robô” e depois em “Avançar;
    Como justificar voto online
  • Forneça os demais dados solicitados para a justificativa, além de fornecer um comprovante o motivo da sua ausência.
  • Clique “Enviar” e aguarde a sua resposta.

Logo depois de fazer esse procedimento, você receberá uma confirmação de que o processo foi realizado com sucesso. Vale lembrar que é importante guardar o código de acompanhamento, já que, com ele, você pode conferir se o seu pedido foi aceito ou não.

Mas como realizar essa consulta?

Como acompanhar o pedido de justificativa?

Para fazer o acompanhamento do seu pedido de justificativa eleitoral 2020, basta acessar, novamente, o o site do sistema Justifica da Justiça Eleitoral.7

Na mesma página, clique no botão “Consultar requerimento de justificativa”, e insira o número que lhe foi fornecido após a sua justificativa.

Dessa forma, na página seguinte, você pode saber se o seu pedido foi aceito ou não, ou se ele ainda está em análise.

O que acontece se eu não justificar?

Como já dissemos antes, a justificativa eleitoral 2020 é um processo bem importante, e deve ser feito o mais rápido possível.

Mas quais são as consequências para quem não realiza essa justificativa? É possível sofrer alguma sansão?

Basicamente, sem realizar a justificativa, você fica impedido de:

  • obter passaporte ou carteira de identidade;
  • participar de concursos públicos;
  • realizar a renovação da sua matrícula em unidade de ensino superior;
  • obter a certidão de quitação eleitoral;
  • receber vencimentos ou outras remunerações, caso tenha algum cargo ou função pública.

Sendo assim, é bem importante que você faça a sua justificativa, e fique em dias com a Justiça Eleitoral.

Agora que você já saber como fazer a justificativa eleitoral, aproveite para conferi outras dicas e recomendações aqui no site!

Deixe seu Comentário

WebGo Content