Candidatos a prefeito de Curitiba nas eleições de 2020 – Quem são?

A data das eleições municipais ainda não foram confirmadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral devido à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), entretanto, algumas cidades já tem nomes confirmados para a disputa. A lista de pré candidatos a Prefeito de Curitiba 2020 já garantiram figuras conhecidas da capital paranaense, entre eles, o atual prefeito Rafael Greca (DEM).

Quer conferir quais são todos os nomes dos candidatos a Prefeitos de Curitiba em 2020? Separamos aqui quem já confirmou que vai disputar as eleições e outros eventuais políticos que podem ser lançados pelos partidos.

Use o menu do conteúdo para conhecer um pouco mais sobre cada um, detalhes importantes sobre Curitiba que vão te garantir um voto mais consciente.

Quem são os candidatos a Curitiba 2020

A lista oficial de candidatos que vão concorrer à Prefeitura de Curitiba 2020 só sai em setembro. Entretanto, alguns políticos já confirmaram que vão disputar. Ao todo, já são 18 pré-candidatos, conheça quem são eles:

Candidatos a prefeitura de Curitiba

Rafael Greca (DEM)

  • Nome completo: Rafael Valdomiro Greca de Macedo
  • Naturalidade: Curitiba – Paraná
  • Data de nascimento:17 de março de 1956
  • Formação e/ou área de estudo: economista, engenheiro, escritor, urbanista, historiador.

Rafael Greca é o atual prefeito de Curitiba, ganhou as eleições municipais de 2016 com grande vantagem na quantia de votos. Apesar de ainda não ter confirmado a candidatura para 2020, ele está liderando as intenções de votos nas pesquisas preliminares (confira mais resultados abaixo).

Em sua biografia, já encabeçou uma série de cargos na capital paranaense. Como político, iniciou na década de 1980 filiando-se ao PDT (Partido Democrático Trabalhista). Em 1997, deixou o partido para se aliar a Jaime Lerner e Cássio Taniguchi, no PFL (Partido da Frente Liberal). Acompanhado pelo grupo político, foi convidado pelo governador Jaime Lerner a ocupar cargos do governo, durante a gestão, foi secretário de Planejamento e Coordenação Geral do Estado do Paraná e Secretário Chefe da Casa Civil.

Em 1998, ocupou o cargo de deputado federal mais votado do Paraná, mas deixou o cargo em 1999 para ingressar como ministro de Esporte e Turismo no segundo governo de Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Francischini (PSL)

Fernando Francischini

  • Nome completo: Fernando Destito Francischini
  • Naturalidade: Londrina – Paraná
  • Data de nascimento: 26/ de março de 1970
  • Formação e/ou área de estudo: Direito, Delegado

O candidato e Delegado Fernando Francischini é um dos candidatos com a pré-candidatura oficializada na concorrência da prefeitura de Curitiba. O candidato é atualmente é deputado estadual. Ao anunciar sua candidatura,  já anunciou qual vai ser o foco de suas promessas eleitorais: “cuidar das pessoas”, priorizando saúde e segurança. O deputado estadual foi o primeiro a oficializar a candidatura, ainda em 2019.

Francischini é formado em direito pela Associação de Ensino Unificado do Distrito Federal. Cristão e evangélico membro da Igreja Evangélica Assembleia de Deus é um político que preserva os valores tradicionalista e, por conta de seu cargo de delegado e membro da Polícia Federal, coloca o tema de segurança sempre à frente de seus discursos.

O primeiro cargo político de Francischini foi em 2010 como deputado federal do Paraná. Em 2012, trocou para o PSDB pelo PEN e muito em seguida pelo SD< do qual foi líder na Câmara dos Deputados. Em 2018, ingressou no Partido Social Liberal para anunciar a campanha de Jarir Bolsonaro à presidência da República. Em 2014 foi eleito deputado federal, mas deixou o cargo para aceitar a proposta de tornar-se secretário de segurança pública por indicação do então governador do Paraná, Beto Richa.

Ney Leprevost (PSD)

candidato leprevost

  • Nome completo: Ney Leprevost Neto
  • Naturalidade: Curitiba – Paraná
  • Data de nascimento: 26 de outubro de 1973
  • Formação e/ou área de estudo: jornalista, administrador, político.

Ley Leprevost, atual secretário do Estado da Justiça, Família e Trabalho já confirmou a sua candidatura para a prefeitura de Curitiba em 2020. Em seu discurso de promoção destacou uma gestão que combata os efeitos causados pela pandemia do novo coronavírus, tanto na saúde como na economia.

Leprevost iniciou a vida política em 1996, aos 22 anos, como vereador mais jovem a ingressar na Câmara Municipal de Curitiba. Em 1999, ainda sob o mandato, foi convidado pelo então governador do Paraná, Jaime Lerner, para assumiar a secretaria do Esporte e Turismo do Paraná. Permaneceu até 2000, quando voltou para a Câmara em busca de uma releição. Foi o que aconteceu, permaneceu no mandato até 2004 e considerado o candidato amis votado de Curitiba e do Estado.

Em 2006 foi eleito para uma vaga da Assembleia Legislativa do Paraná. Como deputado, presidiu a Comissão de Saúde. Em 2016, disputou a corrida eleitoral para a prefeitura de Curitiba, mas perdeu para Rafael Greca. Em 2018, elegeu-se Deputado Federal no Estado do Paraná com 92.399 votos e ingressou a secretaria da Justiça, Família e Trabalho no governo de Ratinho Júnior.

Roberto Requião

Roberto Requião

  • Nome completo: Roberto Requião de Mello e Silva;
  • Naturalidade: Curitiba, Paraná
  • Data de nascimento: 5 de março de 1941;
  • Formação e/ou área de estudo: advogado e jornalista;

Roberto Requião é um nome antigo na política paranaense, sua família tem grande influência na capital paranaense sobretudo nas posições de economia e educação. Entre as posições que já ocupou está a de deputado estadual do Paranpa em 1982, prefeito de Curitiba em 1985 derrotando Jaime Lerner, senador entre 1994 a 1998 e governador do Estado em 2002, sendo reeleito em 2006.  Atualmente, ocupa o cargo de Senador Federal, tendo ficado em terceiro lugar de mais votados em 2018.

A confirmação da candidatura do Requião ainda não foi confirmada, visto que disse que confirmaria o nome somente se as eleições fossem adiadas para dezembro do mesmo ano. Afinal, por integrar a população de risco na pandemia do coronavírus, preferiria manter-se à salvo e não pdoeria cumprir com a exposição que exige uma candidatura.

João Arruda (MDB)

candidato joão arruda

  • Nome completo: João Cavalcanti de Arruda
  • Naturalidade: Bonito de Santa Fé – São Paulo
  • Data de nascimento: 1 de outubro de 1914
  • Formação e/ou área de estudo: Advogado, político brasileiro e empresário.

O ex-deputado João Arruda, do MDB, é um dos candidatos que esteve presente na disputa pelo governo do Paraná em 2018. Apesar de ter ficado em terceiro nas votações, pretende em 2020 concorrer a candidatura da prefeitura de Curitiba.

O candidato iniciou a vida política em 2010, eleito como deputado federal pelo PMDB.Na Câmara Federal atuou fortemente na comissão do Desenvolvimento Urbano e de Minas e Energia. Em seu primeiro mandato conquistou a liderança do partido e foi um dos nomes criadores da Lei Anticorrupção e o Marco Civil da Internet. No cargo, também foi referencia na criação da Lei Maria da Penha virtual e programas de benefícios à microe pequenas empresas e á favor da Reforma Trabalhista.

Em 2016, João Arruda votou pela abertura do processo de impeachment da ex presidente Dilma Rousseff. Em 2018, foi eleito presidente do Diretório Estadual do MDB no Paraná, sucedendo Roberto Requião.

Zé Boni

candidato zé boni

  • Nome completo: José Maria Boni
  • Naturalidade: Loanda – Paraná
  • Data de nascimento: 05 de setembro de 1977
  • Formação e/ou área de estudo: Administrador

Zé Boni, atualmente do PRTB, já foi filiado ao DEM e PSL e agora deseja entrar na corrida pela prefeitura de Curitiba. Como vereador de Santa Cruz de Monte Castelo, no noroeste do Paraná, exerceu quatro mandatos consecutivos.

Gustavo Fruet

candidato fruet

  • Nome completo: Gustavo Bonato Fruet
  • Naturalidade: Curitiba – Paraná
  • Data de nascimento: 18 de abril de 1963
  • Formação e/ou área de estudo: advogado e político.

O antigo prefeito de Curitiba e atual deputado federal Gustavo Fruet é mais um dos candidatos que o eleitor curitibano deve encontrar na disputa pela prefeitura. Apesar de não ter oficializado, Fruet afirmou que o PDT deve apresentar alguma candidatura, mas ainda não confirmou sua participação.

Fruet ingressou an política em 1995, quando tornou-se vice-presirente da Comissão de Ética do PMDB. Em 1998, foi eleito vereador de Curitiba. Após cumprir mandato foi deputado federal substituindo seu pai Maurício Fruet, falecido poucos dias antes das eleições.

Em 2004, deixou o PMDB e ingressou ao PSDB. Na sua carreira de parlamentar seu nome apareceu como um dos 100 parlamentaries mais influentes do Congresso, divulgada em 2010. Em 2011, deixou o PSDB pelo PDT para disputar a prefeitura de Curitiba.

Outros possíveis candidatos ainda não confirmados

Embora não tenha definido um representante, o PT também deverá ter um nome próprio na disputa. Dr. Rosinha, diretor estadual do partido, afirma que a escolha levará ainda alguns meses, mas cita as personalidades mais prováveis da sigla. Entre os possíveis nomes está Tadeu Veneri, Paulo Opuszka e Angelo Vanhoni, de acordo com inscrição preliminar das chapas. 

Resultado das eleições de 2016 em Curitiba

Uma das maneiras de avaliar os candidatos é conferindo o resultado das últimas eleições municipais. Segue aqui como ficou os índices da última disputa na cidade:

2° Turno

  1. Rafael Greca
    ELEITO
    Rafael GrecaPMN
    53,25%461.736 VOTOS
  2. Ney Leprevost
    Ney LeprevostPSD
    46,75%405.315 VOTOS

1° Turno

  1. Rafael Greca
    2º TURNO
    Rafael GrecaPMN
    38,38%356.539 VOTOS
  2. Ney Leprevost
    2º TURNO
    Ney LeprevostPSD
    23,66%219.727 VOTOS
  3. Gustavo Fruet
    Gustavo FruetPDT
    20,03%186.067 VOTOS
  4. Maria Victoria
    Maria VictoriaPP
    5,66%52.576 VOTOS
  5. Requiao Filho
    Requiao FilhoPMDB
    5,60%52.017 VOTOS
  6. Tadeu Veneri
    Tadeu VeneriPT
    4,28%39.758 VOTOS
  7. Ademar Pereira
    Ademar PereiraPROS
    1,24%11.489 VOTOS
  8. Xênia Mello
    Xênia MelloPSOL
    1,15%10.683 VOTOS

Pesquisa eleitoral para prefeitos de Curitiba – quem está ganhando?

As intenções de voto analisadas preliminarmente por estudo do Paraná Pesquisas sobre as eleições de 2020 destacou o nome de Reafael Greca com liderança, tendo 26,9% das intenções de voto. O segundo lugar está ocupado por Ney Leprevost (11,5%), em segiuda, Gustavo Fruet (11,4%) e Francischini (11,2%).

Data das eleições municipais de 2020

As eleições municipais em 2020 devem acontecer conforme o calendário do Supremo Tribunal Eleitoral, que já confirmou as datas para:

  • 1º Turno – 04/10/2020 (domingo);
  • 2º Turno – 25/10/2020 (domingo).

Como votar?

Para votar, o eleitor deve comparecer à sua zona eleitoral com um documento com foto e o título de eleitor.

Para aqueles que não possuem ou perderam o título eleitoral físico, existe a opção do e-título, que pode ser acessado através do celular.

Candidatos a prefeito em outras cidades do Brasil

Eleições BrasilConfira a lista de nomes para candidato a prefeito de outras cidades brasileiras nos links, abaixo:

Deixe seu Comentário

WebGo Content