Como emitir o comprovante de Quitação eleitoral

O Comprovante de Quitação Eleitoral é um documento muito importante. Ele serve, como o nome sugere, para comprovar que determinado indivíduo está em dia com suas obrigações eleitorais.

Algumas empresas e instituições podem solicitar o comprovante de quitação eleitoral de candidatos que participaram de processos seletivos para vagas de emprego ou para vagas em universidades.

Porém, o que muita gente não sabe é que o comprovante de quitação eleitoral pode ser requisitado totalmente pela internet, de maneira muito rápida e simples. O resultado sai na hora, e o indivíduo já pode, portanto, apresentar o comprovante ao requerente sem grandes complicações.

No tutorial de hoje, você verá como conseguir passo a passo o Comprovante de Quitação Eleitoral, bem como consultar a validade de determinado comprovante. Continue lendo para aprender como!

Como emitir o comprovante de quitação eleitoral

Para emitir o Comprovante de Quitação Eleitoral é muito simples. O procedimento pode ser feito inteiramente pela internet e o comprovante já pode imediatamente ser acessado. Para emiti-lo, basta seguir o passo a passo abaixo:

Passo 1 – Primeiramente, acesse o site do Tribunal Superior Eleitoral responsável pela emissão do Comprovante de Quitação Eleitoral. O endereço é o seguinte: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral

Em seguida, você precisará preencher um formulário com algumas informações suas. Os dados solicitados são os seguintes:

  • Nome completo do eleitor;
  • Número do título eleitor ou do CPF;
  • Data de nascimento do eleitor;
  • Nome completo da mãe;
  • Nome completo do pai.

Simplesmente preencha as informações solicitadas, com bastante atenção.

Como emitir comprovante de quitação eleitoral


Passo 2 – Em seguida, desça a página até encontrar a parte em que diz “não sou um robô”. Este é um teste que você precisa completar para provar que é um humano fazendo a solicitação, e não um robô programado para isso.  Simplesmente clique no quadradinho branco ao lado esquerdo da frase “não sou um robô”.

Como emitir comprovante de quitação eleitoral - Passo 2


Passo 3 – Simplesmente faça o que é solicitado. Nesse caso, por exemplo, a solicitação era a de que o solicitante selecionasse os parquímetros na imagem. Como não havia nenhum, bastava apertar em “pular”. Continue selecionando até completar o puzzle.

Como emitir comprovante de quitação eleitoral - Passo 3


Passo 4 – Ao completá-lo, o puzzle ficará com um sinal verde, mostrando que você o concluiu corretamente. Depois disso, basta descer a página e apertar em “emitir”.

Como emitir comprovante de quitação eleitoral - Passo 4


Passo 5 – O seu comprovante será enfim exibido em sua tela. Para baixá-lo, aperte no botão indicado pela seta vermelha na imagem abaixo. Para imprimi-lo, no botão indicado pela seta roxa.

Como emitir comprovante de quitação eleitoral - Passo 5


Como conferir a validade de um comprovante de quitação eleitoral

No mesmo site do TSE, também é possível conferir se determinado comprovante de quitação eleitoral é válido ou não. Isso é útil especialmente para empresas, instituições, contratantes, etc. que precisam verificar a autenticidade de um comprovante apresentado por algum indivíduo.

Para verificar a autenticidade do comprovante de quitação eleitoral, basta seguir os passos abaixo:

Passo 1 – Primeiramente, acesse o mesmo site do TSE mencionado anteriormente, cujo endereço é o seguinte: http://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral.

Na página que abrir, selecione “verificação de certidão”, opção indicada pela seta vermelha na imagem abaixo.

Como fazer validação da quitação eleitoral


Passo 2 – Em seguida, simplesmente preencha os dados solicitados. São eles os seguintes:

  • Número do título do candidato;
  • Data de emissão do comprovante;
  • Horário de emissão do comprovante;
  • Código de certificação do comprovante.

Validação da certidão eleitoral


Passo 3 – Todas as informações solicitadas estão no comprovante de quitação eleitoral. O número do título é referido no comprovante por “inscrição”. Além disso, a data e o horário estão logo abaixo dos dados do indivíduo. Já o código da certidão está ao final da certidão, e é uma combinação de números e letras, no modelo: A11A.AAAA.1AAA.1AAA (este código é apenas um exemplo; o seu obviamente estará diferente).


Passo 4 – Depois disso, com todas as informações preenchidas, simplesmente marque a opção “não sou robô” (e resolva o puzzle caso necessário) e aperte em “validar”. Caso as informações tenham sido preenchidas corretamente e sejam verdadeiras, um aviso aparecerá na tela, resumindo as informações e atestando a veracidade do documento.

Dados da certidão de quitação eleitoral

Passo 5 – Por outro lado, caso as informações estejam erradas ou o comprovante seja falso, o aviso será o seguinte:

Nova certidão eleitoral

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Deixe seu Comentário

WebGo Content