Candidatos a Prefeito 2020 Teresina – Especulações e Informações

As eleições municipais 2020 estão se aproximando e já começa a existir alguns nomes de pré-candidatos a prefeito para o ano na cidade de Teresina.

Além de votar consciente e escolher o melhor candidato conforme sua opinião, é interessante que você saiba o que faz um prefeito e como você pode ser um!

Confira todas essas informações aqui!

Candidatos a Prefeito 2020 Teresina

Em termos de especulações sobre possíveis pré-candidatos a prefeito 2020 Teresina, você pode encontrar os seguintes nomes:

Dr. Pessoa (MDB)

Dr. Pessoa

Formado em medicina e professor da área, Pessoa está na política desde 1988, porém só conseguiu um cargo político como vereador em 2000 na cidade de Teresina e deputado estadual em 2014.

Ele é uma das apostas à prefeitura de Teresina em 2020.

Fábio Novo (PT)

Fábio Novo

De longa carreira política, Novo foi eleito vereador aos 19 anos de idade. Ele é formado em Jornalismo e pedagogia, foi eleito como deputado estadual em 2014, sendo um dos nomes fortes e de destaque para a eleição de Teresina em 2020.

Georgiano Neto (PSD)

Georgiano Neto

Advogado e político, já foi deputado estadual, sendo o mais jovem eleito com apenas 20 anos na época. Ele é conhecido pela sua forte ligação com o público e uso ferrenho das redes sociais, também é defensor de causas ligadas à juventude.

Fábio Abreu (PL)

Fábio Abreu

Policiar militar, Abreu já está no segundo mandato de Deputado Federal pelo Piauí, também já assumiu a Secretaria de Segurança Pública.

Evandro Hidd (PDT)

Evandro Hidd

Hidd já foi vereador da cidade de Teresina, assumiu em 2017 a Superintendência de Desenvolvimento Urbano Sudeste (SDU), além de demais cargos locais.

Kleber Montezuma (PSDB)

Kleber Montezuma (PSDB)

Formado em ciências econômicas e mestre em educação pela UFPI, ele é economista e atualmente é o Secretário de Educação de Teresina, sendo que já participa da política desde 1993, ganhando o prêmio de Destaque Nacional em Gestão Pública Municipal do Instituto Ambiental de Estudos Especializados, além de outros prêmios.

Outros nomes de destaque

  • Simone Pereira (PSD);
  • Valter Alencar (PSC);
  • Major Diego Novo (Patriota);
  • Fábio Sérvio (PROS);
  • Pedro Laurentino (Unidade Popular).

O que um prefeito faz?

função do prefeito

O prefeito é a maior liderança de um município, sendo a autoridade do Poder Executivo da  cidade, cuja função principal é realizar a administração e gestão municipal, priorizando o bem-estar da população e garantindo o bom andamento dos serviços públicos.

É óbvio que o prefeito não trabalha sozinho: a ajuda do vice-prefeito, secretários, assessores e outros funcionários públicos garantem o funcionamento do município.

A coordenação da equipe é feita pelo prefeito com base na Lei Orgânica, além de utilizar valores arrecadados de impostos municipais e repasses do estado e da União para manter os serviços essenciais à população, como é o caso de:

  • 📌 Limpeza urbana,
  • 📌 Iluminação pública,
  • 📌 Pavimentação de ruas,
  • 📌 Saneamento básico,
  • 📌 Sistema de transporte coletivo,
  • 📌 Educação municipal, com a existência de escolas e creches suficientes para atender a todas as crianças do município,
  • 📌 Ambulâncias, postos de saúde e hospitais municipais,
  • 📌 Segurança pública municipal.

Além disso, são funções do prefeito trabalhar na execução de políticas públicas e de programas sociais para o povo, manter acordos com os governos estadual e federal para atrair propostas interessantes à cidade, analisar leis criadas pelos vereadores – sancionando-as ou vetando-as –,  propor projetos de lei, fazer a arrecadação de impostos municipais para aplicar o dinheiro em investimentos para a cidade e garantir a conservação do patrimônio.

Lembrando que o salário de um prefeito nunca pode ultrapassar o próprio salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), que no caso é de um pouco mais de R$ 33 mil.

Requisitos para ser prefeito

Cumprindo os requisitos abaixo, qualquer cidadão brasileiro pode se candidatar a prefeito:

  • ☑️ Ter nacionalidade brasileira,
  • ☑️ Estar em pleno exercício dos direitos políticos,
  • ☑️ Ter pelo menos 21 anos de idade,
  • ☑️ Estar em dia com a Justiça Eleitoral,
  • ☑️ Ter domicílio eleitoral no município de Teresina há pelo menos 1 ano,
  • ☑️ Ser alfabetizado,
  • ☑️ Estar filiado a um partido político pelo menos 6 meses antes das eleições.

Não é possível se candidatar a prefeito sem filiação partidária.

Eleições 2020

Eleições-2020

As eleições 2020 já têm data marcada!

O primeiro turno acontece no dia 04 de outubro de 2020, enquanto que um possível segundo turno está programado para 25 de outubro deste mesmo ano.

Para votar neste dia tão importante da democracia brasileira, esteja com seu documento de identificação com foto e título de eleitor. A biometria (leitura digital) também é um requisito que está abrangendo quase todo o país.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content