Candidatos a Prefeito 2020 São Luís – Lista de possíveis nomes aqui!

No Brasil, a cada 4 anos são realizadas as eleições municipais, sempre no mês de outubro. Nesta eleição, o eleito tem a responsabilidade de eleger uma pessoa para o cargo mais importante da cidade, o de prefeito.

Por este motivo, é de extrema importância ter conhecimento sobre cada candidato que concorre ao cargo. Veja mais sobre isto neste artigo e escolha um dos candidatos a prefeito 2020 São Luís.

Qual é o papel de um prefeito?

O prefeito da cidade de São Luís precisa cumprir com suas funções para o qual foi eleito. É obrigação desse gestor público criar políticas públicas para a área da saúde, habitação, segurança, educação, entre outras.

Toda decisão que o prefeito tomar, precisa ser sempre com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de seus eleitores. Por isso, ele tem autoridade para legalizar as leis aprovadas pela Câmara dos Vereadores, como também negar algumas propostas.

Prefeito: Como ser um?

Para ser tornar um prefeito é necessário estar filiado a um partido por no mínimo seis meses antes da data prevista para a eleição. O candidato também precisa morar na circunscrição em que pretende atuar.

Para ser candidato a prefeito também é preciso ter a idade de 21 anos e ser alfabetizado.

Outro requisito básico é comprovar a naturalidade brasileira.

A pessoa que quer ser prefeito precisa estar em dia com a Justiça Eleitoral, e também poder exercer seus direitos políticos.

Lista de candidatos as eleições 2020

Confira alguns candidatos a prefeito 2020 São Luís:

Eduardo Braide (Podemos)

Eduardo Braide (PMN)

Eleito Deputado federal pelo Maranhão nas eleições passadas, em 2020 Eduardo Braide irá concorrer a candidatura de prefeito da cidade de São Luís pela primeira vez, pelo partido Podemos.

Defensor do acesso à educação e cultura, ele já exerceu o cargo de Diretor da Caema (Companhia de Saneamento Ambiental do Maranhão). Ele também já foi secretário municipal de Orçamento Participativo da mesma cidade em 2010.

Eduardo Braide é natural de São Luís do Maranhão, nascido no dia 12 de janeiro de 1976.

Duarte Júnior (PCdoB)

Duarte Júnior (PCdoB)

Também eleito nas últimas eleições como Deputado Estadual, Duarte Júnior é um dos candidatos a prefeito 2020 São Luís.

Formado em Direito e professor universitário, Duarte é conhecido por defender os direitos dos consumidores maranhenses. Considerado um dos políticos mais ativos da Assembleia, já conquistou a aprovação de oito projetos, incluindo a ‘Lei do RG+’, que une vários documentos.

Nascido em 15 de setembro de 1986, Duarte Júnior é natural do Rio de Janeiro e desde os 12 anos mora na cidade de São Luís.

Neto Evangelista (DEM)

Neto Evangelista (DEM)

Formado em Direito, atualmente exerce o cargo de Deputado Estadual pelo Estado do Maranhão, filiado ao partido dos Democratas.

José Arimatéa Lima Neto Evangelista nasceu no dia 08 de junho de 1988, nesta mesma cidade. Filho do ex-Deputado Federal João Evangelista Serra dos Santos, começou sua carreira na política ainda muito jovem.

Em 2015, tornou-se Secretário de Estado e Desenvolvimento Social a pedido do governador Flávio Dino.

Neto Evangelista fazia parte do partido PSDB, no qual deixou para se filiar ao partido dos Democratas, onde assumiu a secretaria total do Partido.

Rubens Júnior (PCdoB)

Rubens Júnior (PCdoB)

Rubens Júnior nasceu em São Luís do Maranhão no dia 16 de março de 1984 e ingressou na carreira política com 22 de idade, quando concorreu pela primeira vez ao cargo de Deputado Estadual pelo partido PRTB.

Filho e descendente de políticos, hoje é Deputado Federal pelo Estado do Maranhão. Já passou pelos partidos: PDT, PRTB, PTdoB e agora PCdoB.

No mês de fevereiro de 2019, ele aceitou a solicitação do governador Flávio Dino para aceitar a Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano do Maranhão.

Adriano Sarney (PV)

Adriano Sarney (PV)

Um dos grandes candidatos a prefeito 2020 São Luís, começou a carreira política no ano de 2014 como Deputado Estadual pelo PV, sendo reeleito nas eleições seguintes pelo mesmo partido. Além de político, ele é também empresário, economista e administrador.

José Adriano Cordeiro Sarney, é natural da cidade de São Luís do Maranhão, nascido no dia 20 de junho de 1980.

Wellington do Curso (PSDB)

Wellington do Curso (PSDB)

Professor, empresário e político, serviu como sargento do Exército Brasileiro durante 15 anos. Em 2010 ingressou na política, se elegendo apenas em 2014 como deputado estadual, mas já se candidato a vereador e prefeito, sem sucesso.

Ele é um dos possíveis nomes para a eleição de São Luís em 2020.

Bira do Pindaré (PSB)

Bira do Pindaré (PSB)

Bira é advogado, bancário e professor, ingressando na política no PT como Delegado Regional do Trabalho, lutando diretamente contra a escravidão local contemporânea. Se elegeu senador em 2006, sendo posteriormente eleito deputado estadual.

Yglésio Moyses (PROS)

Yglésio Moyses (PROS)

Médico, Moyses é participante ativo da política desde 2012, quando foi candidato a vereador do PT, sem sucesso. Também foi candidato a deputado estadual em 2014, mas só se elegeu em 2018.

Ele é pré candidato confirmado pelo PROS para a prefeitura de São Luís.

José Inácio (PT)

José Inácio (PT)

Advogado e político brasileiro, Inácio é filiado ao PT desde 1990, sendo que é deputado estadual pelo estado do Maranhão desde 2014, sendo reeleito em 2018.

Outros nomes:

  • Franklin Douglas (PSOL);
  • Detinha (PR);
  • Jeisael Marx (REDE);
  • Carlos Madeira (Solidariedade).

Quando será as Eleições 2020?

As eleições para os candidatos a prefeito 2020 São Luís começam no dia 04 de outubro, ou seja, primeiro turno. Se houver a necessidade de segundo turno, a próxima data será 25 de outubro.

Para que o voto seja computado, o eleitor precisar se dirigir a sua zona eleitoral portando a carteira de identidade mais o título de eleitor.

Além disso, na urna eletrônica, ele precisa digitar a numeração de campanha do candidato escolhido e depois apertar em ‘Confirmar’.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content