Candidatos a Prefeito 2020 São José dos Campos – Nomes e Informações

Em 2020, a população do município de São José dos Campos deverá ir às urnas com o intuito de decidir quem será o novo prefeito da cidade. Ao todo, são 8 pré-candidatos ao cargo já anunciados, formalmente ou não, pelos partidos, incluindo o atual prefeito, Felicio Ramuth, do PSDB, que tentará a reeleição.

Se você é de São José dos Campos e deseja saber quais são os oito nomes previamente anunciados, bem como outras informações importantes a respeito da disputa eleitoral no município, confira este artigo completo sobre o assunto que preparamos para você.

Pré-candidatos à Prefeitura de São José dos Campos 2020

Alguns nomes já começaram a aparecerem como fortes candidatos à prefeitura de São José dos Campos nas eleições de 2020. Confira alguns deles a seguir.

Convém observar, entretanto, que a lista ainda não é definitiva, ou seja, alguns dos nomes citados aqui podem ser substituídos, bem como outros nomes certamente serão acrescentados à lista, uma vez que nem todos os partidos pronunciaram-se a respeito de seus candidatos.

Agliberto Chagas (NOVO)

Agliberto Chagas

Depois de um processo seletivo, com 11 postulantes, o NOVO definiu seu pré-candidato a prefeito de São José dos Campos: o professor de ensino superior Agliberto Chagas, que em 2018 concorreu ao cargo de Deputado Federal em São Paulo, recebendo 24.252 votos, mas não sendo eleito.

Coronel Eliane Nikoluk (PL)

Coronel Eliane Nikoluk

A Coronel Eliane Nikoluk já foi anunciada pelo PL como candidata à prefeitura de São José dos Campos.

Atualmente, Eliane é secretária de Segurança e Defesa do Cidadão em Jacareí. Em 2018, concorreu como vice-governadora do Estado de São Paulo na chapa de Márcio França (PSB).

Felicio Ramuth (PSDB)

Felicio Ramuth

O atual prefeito de São José dos Campos, Felicio Ramuth, concorrerá à reeleição no município. Felicio já foi também Secretário de Transportes e Assessor de Planejamento de Comunicação da Prefeitura de São José dos Campos na gestão de Eduardo Cury.

Segundo levantamento do OVALE/Paraná, Felicio lidera nas pesquisas de intenção de voto.

Letícia Aguiar (PSL)

Letícia Aguiar

O nome mais cotado para concorrer à prefeitura de São José dos Campos pelo PSL, ex-sigla do atual presidente Jair Bolsonaro, é Letícia Aguiar.

Atualmente deputada estadual, eleita em 2018 com 60.909 votos, Letícia mostrou-se favorável à candidatura.

Renata Paiva (PSD)

Renata Paiva

Renata Paiva, presidente do PSD, já foi oficialmente anunciada pela sigla como candidata à prefeitura de São José dos Campos na disputa de 2020.

Advogada e licenciada do mandato de vereadora, está focada agora na corrida eleitoral.

Shakespeare Carvalho (Republicanos)

Shakespeare Carvalho

Shakespeare Carvalho é ex-vereador e presidente da Câmara de São José dos Campos.

Embora ainda não tenha sido oficializado, é a escolha mais provável do partido para candidato à prefeitura do município de São José dos Campos.

Toninho Ferreira (PSTU)

Toninho Ferreira

O presidente municipal do PSTU, Toninho Ferreira, é o possível pré-candidato do partido à prefeitura de São José dos Campos.

Toninho é advogado e ligado às lutas sociais, tendo sido o quinto candidato a vereador mais votado em São José em 2012.

Wagner Balieiro (PT)

Wagner Balieiro

Engenheiro eletricista e vereador de São José dos Campos, em seu quarto mandato, Wagner Balieiro pode ser o nome lançado pelo Partido dos Trabalhadores no município de São José dos Campos.

Wagner também foi secretário municipal na gestão de Carlinhos Almeida.

João Bosco (PCdoB)

João Bosco (PCdoB)

Economista, líder comunitário, servidor público, Bosco foi vereador em São José dos Campos por quatro vezes consecutivas entre 1977 até 1996, além disso, foi Presidente da Confederação Nacional das Associações de Moradores e demais secretarias.

Dr. Cury (PSB)

Dr. Cury (PSB)

Médico, Cury já disputou três eleições, sendo candidato a governador em 1998, vereador em São Paulo nos anos 2000, além de senador no ano de 2006.

Marina Sassi (PSOL)

Marina Sassi (PSOL)

Na política há 15 anos, Sassi levanta bandeiras como a favor do feminismo, dos trabalhadores, contra o racismo e pautas humanitárias.

Outros nomes

  • Raquel de Paula (PSTU);
  • Luiz Carlos de Oliveira (PTC).

O que faz um prefeito?

funções prefeito

O prefeito representa o Poder Executivo no município em que é eleito, através do voto direto da população, à qual ele passa a representar. Responsável pela administração do município, seu principal dever é o de executar obras que visem melhorar a cidade e, consequentemente, a população local dele.

Algumas das funções incumbidas ao prefeito, dentre outras, são as seguintes:

  • 📍 Construir escolas, creches, postos de saúde etc.,
  • 📍 Pavimentar ruas,
  • 📍 Melhorar o sistema de transporte público,
  • 📍 Organizar os serviços públicos,
  • 📍 Realizar a manutenção de praças e jardim,
  • 📍 Garantir a limpeza e a preservação da cidade,
  • 📍 Cuidar do saneamento básico.

Não cabe ao prefeito ações e projetos que fujam de seu domínio, ou seja, que extrapolem a esfera municipal.

Reformar ou construir um colégio estadual, por exemplo, é de competência do Poder Executivo do Estado, ou seja, do governador, bem como tratar de questões relacionadas à polícia militar.

Como ser prefeito?

Para concorrer ao cargo de prefeito de um município, os seguintes critérios precisam ser atendidos:

  • 📌 Ter nacionalidade brasileira,
  • 📌 Ter idade mínima de 21 anos,
  • 📌 Estar com o título de eleitor em dia,
  • 📌 Estar em pleno exercício de seus direitos políticos,icon o que faz um prefeito
  • 📌 Ter domicílio eleitoral no município no qual pretende se eleger,
  • 📌 Ser alfabetizado,
  • 📌 Ser filiado a um partido político,
  • 📌 Não ocupar outro cargo público, devendo sair dele seis meses antes das eleições.

Datas Eleições 2020

Os dois turnos das eleições de 2020 acontecerão nas seguintes datas:

  • 📅 1º turno: 04 de outubro de 2020
  • 📅 2º turno: 25 de outubro de 2020

O resultado da eleição é divulgado geralmente no mesmo dia do segundo turno, ou seja, 25 de outubro de 2020, após o término das votações, o fechamento das urnas e a apuração dos votos, que costuma demorar algumas horas.Calendário

Para votar nas eleições de 2020, é preciso dirigir-se à sua seção eleitoral com um documento de identificação com foto. Não é necessário levar o título de eleitor, embora seja recomendado, a fim de que você identifique sua zona e seção eleitoral mais facilmente.

Outra opção que o eleitor tem é a de utilizar o aplicativo E-título, disponível para Android e iOS, caso ele tenha realizado a biometria, uma vez que ele contém uma foto que serve como identificação. Para evitar problemas, entretanto, recomenda-se que o eleitor leve um dos documentos citados anteriormente.

Se você não souber qual a sua zona e seção eleitoral, você pode consultar essas e outras informações neste site, do Tribunal Superior Eleitoral, informando o seu nome completo ou o número de seu título de eleitor, a sua data de nascimento e o nome completo de sua mãe, caso essa informação conste em seu título.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content