Candidatos a Prefeito 2020 São Gonçalo – Funções e Prováveis Nomes

O município de São Gonçalo já conta com alguns políticos que lançaram suas candidaturas, dando aos moradores gonçalenses tempo para avaliá-los.

São Gonçalo é a segunda cidade mais populosa do estado Fluminense, por isso, a população é muito atenta a cada político que se candidata ao cargo do executivo municipal, para escolher aquele que melhor pode atender todas as necessidades básicas.

Qual a função do prefeito?

Autoridade do Poder Executivo, o prefeito é a pessoa incumbida para governar a cidade juntamente com os vereadores.

Entre as muitas responsabilidades, podemos citar as seguintes:

  • 🖋 Gerenciar os impostos arrecadados,
  • 🖋 Gerenciar os orçamentos obtidos por meio do Governo Estadual e Federal,
  • 🖋 Tomar ação visando a limpeza do município,
  • 🖋 Atender as solicitações na área da educação, saúde e segurança,
  • 🖋 Anunciar projetos de lei, além de aprovar e negar algum projeto de lei que já tenha passado pelos vereadores.

Essas são apenas algumas das responsabilidades de gestão que um prefeito precisa cumprir. Por este motivo, é preciso escolher bem entre os candidatos a prefeito 2020 São Gonçalo (RJ), afinal, o que está em jogo é o futuro da cidade.

Como se tornar um prefeito?

Para se candidatar ao cargo de prefeito é primordial estar em conformidade com algumas exigências especiais.

O candidato deve ser brasileiro ou ter a naturalização, morar por pelo menos um ano no município em que vai se candidatar, ter 21 anos de idade, saber ler e escrever, estar em dia com a Justiça Eleitoral, se filiar a um partido político e poder exercer seus direitos políticos.

Pré-candidatos a Prefeito 2020 São Gonçalo

Confira alguns nomes de candidatos a prefeito 2020 são Gonçalo (RJ):

José Luiz Nanci (Cidadania)

José Luiz Nanci (Cidadania)

José Luiz Nanci é o atual prefeito da cidade de São Gonçalo e vai concorrer novamente ao cargo.

O político já foi Deputado Estadual por duas vezes, além de vereador e secretário de saúde no mesmo município. Nascido no dia 11 de junho de 1952 em São Gonçalo, o atual prefeito também é formado em Medicina.

O gestor concorre à reeleição confiando que a população reconheça todo seu esforço e contribuição para a melhoria da cidade.

Dejorge Patrício (PRB)

Dejorge Patrício (PRB)

Também natural de São Gonçalo, Dejorge Patrício nasceu no dia 18 de junho de 1974 e começou sua carreira política no ano de 2014 como vereador.

Nas eleições de 2016, concorreu ao cargo de prefeito da tal cidade, perdendo no 2° turno para o atual prefeito José Luiz Nanci. Em 2017, atuou como Deputado Federal pelo Rio de Janeiro.

Embora novo na política, Dejorge se considera um dos mais destacados candidatos a prefeito 2020 São Gonçalo (RJ).

Renan Ferreirinha (PSB)

Renan Ferreirinha (PSB)

O Deputado Estadual Renan Ferreirinha confirmou sua candidatura ao cargo de prefeito da cidade. Filiado ao PSB, Renan é natural de São Gonçalo e formado em Economia e Ciência Política.

Considerado um dos mais fortes candidatos a prefeito 2020 São Gonçalo (RJ), se for eleito, será o mais jovem prefeito na história da cidade.

Com o apoio de vários lados, Renan é um político que defende o direito ao acesso e a melhoria na educação.

Formado nos Estados Unidos, liderou a presidência da Associação Brasileira da Universidade de Harvard. No Brasil, ele é um dos fundadores do movimento Mapa Educação e do movimento Formigueiro.

Ricardo Pericar (PSL)

Ricardo Pericar (PSL)

Ricardo Pericar é mais um candidato que irá concorrer a chefia do executivo municipal em 2020.

Nas eleições de 2016, foi vice-prefeito com o candidato eleito José Luiz Nanci. Em 2019, renunciou ao cargo de vice-prefeito para assumir a função de Deputado Federal.

Artur Belmont (DC)

Artur Belmont (DC)

Ex-secretário de Planejamento e Projetos Especiais de São Gonçalo, permaneceu no cargo entre 2012 e 2015. Ele é candidato à prefeitura de São Gonçalo no ano de 2020.

Claudio Rocha (PSDB)

Claudio Rocha (PSDB)

Enfermeiro especializado na área de cardiologia, é ex militar da marinha na cidade de São Gonçalo desde o ano de 2018, além disso, já foi vereador na cidade e agora é um dos pré candidatos.

Dimas Gadelha (PT)

Dimas Gadelha (PT)

Médico, Gadelha já foi secretário Municipal de Saúde das duas últimas prefeituras da cidade de São Gonçalo, tentou no ano de 2018 se eleger como deputado federal. Ele é afiliado do PT, sendo um dos principais nomes para a disputa.

Isaac Ricalde (PCdoB)

Isaac Ricalde (PCdoB)

Conhecido como o presidente do Partido Comunista do Brasil na cidade de São Gonçalo, ele é mais um dos candidatos de esquerda que tentam a prefeitura local.

Filippe Poubel (PSL)

Filippe Poubel (PSL)

Deputado estadual, Poubel já foi vereador da cidade de Maricá e tem sua ideologia diretamente ligado ao partido de Jair Bolsonaro.

Nelson Ruas (AVANTE)

Nelson Ruas (AVANTE)

Conhecido comumente como Capitão Nelson, já foi vereador por quatro mandatos em São Gonçalo, também cumpre mandato na Assembleia Legislativa do RJ, sendo um dos articuladores do programa “Segurança Presente” na cidade de São Gonçalo.

Roberto Sales (PSD)

Roberto Sales (PSD)

Conhecido por ser ex-deputado federal, não conseguiu se reeleger. Já foi Secretario Municipal da Pesca em São Gonçalo, além de ter se candidato a vereador porém sem sucesso.

Outros nomes

  • Gilson do Cefen (PROS);
  • Josemar Carvalho (PSOL);
  • Marlos Costa (PDT).

Data das Eleições 2020

As eleições no ano 2020 irão acontecer no início do mês de outubro, precisamente no dia 04. Nesta data ocorrerão as eleições em primeiro turno.

Caso não seja decidido no primeiro turno aquele que irá gerir a cidade pelos próximos quatro anos, então a cidade de São Gonçalo irá para o segundo turno, que será no dia 25 de outubro.

Como é realizada a votação?

No dia da votação, o morador de São Gonçalo precisa ir até a sua zona eleitoral para exercer seu direito de votar.

A votação só poderá ocorrer mediante a apresentação do Título de Eleitor e da Carteira de Identidade. Na falta de um desses documentos, o eleitor fica impossibilitado de votar.

Os candidatos a prefeito 2020 São Gonçalo (RJ) também poderão registrar seu voto no dia marcado.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content