Candidatos a Prefeito 2020 São Bernardo do Campo – Informações

As eleições para prefeito em São Bernardo do Campo já anda movimentando a esfera política para 2020. Você provavelmente vai se deparar com discussões partidárias e campanhas aos montes.

Entre tantas informações, você pode se interessar em saber o que realmente um prefeito faz por uma cidade, quais são os requisitos necessários para a candidatura e quais os possíveis nomes para a prefeitura de São Bernardo do Campo 2020.

Confira aqui!

Como ser prefeito de São Bernardo do Campo 2020?

Toda pessoa que deseja se candidatar a prefeito de São Bernardo do Campo em 2020 precisa cumprir com determinados requisitos, tais como:

  • ✔️ Ter nacionalidade brasileira – ser brasileiro nato ou naturalizado,
  • ✔️Ter pleno exercício dos direitos políticos,icon o que faz um prefeito
  • ✔️ Estar em dia com a Justiça Eleitoral,
  • ✔️ Ser alfabetizado (saber ler e escrever),
  • ✔️ Ter pelo menos 21 anos de idade até a data de posse,
  • ✔️ Ter domicílio eleitoral em São Bernardo do Campo há pelo menos 1 ano,
  • ✔️ Estar filiado em um partido político por pelo menos 6 meses antes da data das eleições 2020.

Dependendo o partido, pode existir uma exigência maior de 6 meses de filiação para permitir a candidatura, ok?

Não existe forma de se candidatar para prefeito São Bernardo do Campo 2020 sem estar filiado a um partido político.

Candidatos a Prefeito 2020 São Bernardo do Campo

As eleições 2020 serão marcadas pela escolha de um novo prefeito e vice-prefeito – além de vereadores – em São Bernardo do Campo.

Ainda não existem candidaturas oficiais para os cargos em 2020, mas alguns nomes já estão surgindo e sendo comentados. São eles:

Orlando Morando (PSDB)

Orlando Morando

Empresário do ramo supermercadista, advogado e político, é o atual prefeito de São Bernardo do Campo. Já foi deputado estadual entre 2003 até 2016, renunciando para assumir à prefeitura de SBC até o momento.

Luiz Marinho (PT)

Luiz Marinho

Político e sindicalista, foi prefeito de São Bernardo do campo de 2009 a 2016. Foi também Ministro do Trabalho e Emprego, além de Ministro da Previdência Social no governo Lula.

Alex Manente (Cidadania)

Alex Manente

Advogado e político, Manente atualmente é deputado federal por São Paulo, sendo que começou sua trajetória política em 1998, passando pelo cargo de vereador e deputado estadual também.

Julinho Fuzari (PPS)

Julinho Fuzari

Vereador de São Bernardo do Campo desde 2012.

Fique atento (a) às notícias da prefeitura da cidade e pelos meios de comunicação para saber quem serão os nomes disponíveis nas eleições 2020.

Outros possíveis nomes

  • Luís Ricardo Davanzo (Republicanos);
  • Cláudio Donizete (PSTU);
  • Rafael Demarchi (PSL);
  • Leandro Altrão (PSB);
  • Prof. Aldo Santos ou Severino Ramos (PSOL);
  • João Coelho (UP).

O que faz um prefeito?

o que faz um prefeito

O cargo de um prefeito se destaca como o poder máximo do âmbito Executivo do município. Ou seja, em suas mãos, há o poder de administrar a cidade em que vive, cobrando impostos e taxas que precisam custear as obras, políticas e serviços essenciais para a vida em sociedade.

Através da prefeitura, alguns serviços que são mantidos estão citados abaixo:

  • ✔️ Limpeza e iluminação públicas,
  • ✔️ Sistema de transporte urbano,
  • ✔️ Ambulâncias e serviços de saúde municipais,
  • ✔️ Educação infantil e ensino fundamental,
  • ✔️ Formação da guarda municipal.

É também dever do prefeito criar acordos com os governos estadual e federal, isto é, buscar apoio político em outras esferas do governo para captar recursos que serão fundamentais para o financiamento de projetos importantes que melhorarão a qualidade de vida da população.

Ainda, é de responsabilidade do prefeito impulsionar planos de desenvolvimento para a cidade, atraindo e fomentando a criação de novas empresas para ocorrer a geração de emprego e renda aos habitantes.

Eleições 2020: Qual é o dia da votação?

eleições 2020

O calendário oficial das eleições 2020 traz o dia 04 de outubro como o momento do primeiro turno. Se caso em São Bernardo do Campo e em outros locais do país for necessário o segundo turno, este provavelmente ocorrerá em 25 de outubro de 2020.

Se houver mudanças no calendário, estaremos atualizando as informações, está bem?Calendário

No dia das eleições 2020, lembre-se de ter junto de si o documento de identificação com foto e o título de eleitor. Se precisar, você pode ter uma colinha com os números de seus candidatos para não dar o azar de esquecer algum na hora de estar em frente à urna!

Mesmo com todo descrédito na política, é necessário que você entenda que o alistamento eleitoral (tirar o título) e votar são duas tarefas obrigatórias para todos os maiores de 18 anos.

Essas ações somente serão facultativas para pessoas analfabetas e para quem tem idade entre 16 e 18 anos, bem como as pessoas idosas (superior a 70 anos).

Você pode ler sobre essa obrigatoriedade na Constituição Federal do Brasil de 1988 no artigo 14.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content