Candidatos a Prefeito em Salvador 2020 РQuem ṣo, nomes dos partidos e como votar

Em 2020, um dos cargos a ser disputado nas eleições que acontecerão é o de prefeito. Na cidade de Salvador não será diferente: o atual governador, Antônio Carlos Magalhães Neto, conhecido como ACM Neto, já está no término de seu segundo mandato e não pode se reeleger, abrindo espaço para novos candidatos à prefeitura da cidade.

Mas você sabe o que faz um prefeito, quais suas funções, seu salário e o que é necessário para concorrer ao cargo? Se deseja saber um pouco mais a respeito deste cargo, leia este artigo que preparamos sobre o assunto.

Nele, ainda incluímos ainda uma lista com possíveis nomes que podem aparecer em 2020 como possíveis candidatos à prefeitura de Salvador.

Candidatos à Prefeitura de Salvador em 2020

Embora os candidatos à prefeitura de Salvador em 2020 não estejam oficialmente definidos, alguns nomes já circulam como possíveis pré-candidatos. São eles:

Irmão Lázaro (PSC)

candidato irmão lázaro

Cantor, compositor e político brasileiro, eleito Deputado Estadual pela Bahia. Recentemente, anunciou que está à disposição do partido para concorrer à prefeitura de Salvador, embora também tenha mostrado interesse em concorrer à prefeitura de Feira de Santana.

João Isidório (Avante)

candidato João Isidório

Cantor e compositor nascido em Candeias, Bahia. Reelegeu-se Deputado Estadual em 2018 com 110 mil votos, ganhando no primeiro turno. É um nome de peso que pode concorrer à prefeitura de Salvador nas eleições de 2020. João também é pastor.

Lídice da Mata (PSB)

candidata Lídice da Mata

Eleita senadora em 2018, já foi deputada federal pela Bahia e prefeita de Salvador, em 1992. Considera-se que pode vir a concorrer novamente à prefeitura da cidade.

Fábio Villas Boas

candidato Fábio Villas Boas

Atual Secretário da Saúde da Bahia, é bastante elogiado pelo seu desempenho à frente da Secretaria e, por isso, pode vir a concorrer à prefeitura de Salvador, onde teria chances de ganhar, uma vez que é bem aceito pela população.

Walter Pinheiro

candidato Walter Pinheiro

Filiado ao PT até a crise do partido em 2016, e atualmente sem partido, Walter Pinheiro já foi vereador em Salvador entre 1993 e 1996, deputado federal entre 1997 e 2011, senador entre 2011 e 2019 e Secretário de Educação entre 2016 e 2018, no governo de Rui Costa. O nome dele pode ser um dos nomes a aparecer na lista de candidatos à prefeitura de Salvador em 2020.

Bruno Soares Reis (DEM)

candidato Bruno Soares Reis

Já foi deputado estadual da Bahia entre 2011 e 2017 e atualmente é o vice-prefeito de Salvador, sendo um possível e natural sucessor do atual prefeito, Antônio Carlos Peixoto de Magalhães Neto, que está no cargo desde 2013.

Vale lembrar que os nomes mencionados acima ainda não foram oficialmente lançados como candidatos à prefeitura de Salvador em 2020. Apenas listamos alguns nomes de peso que podem vir a concorrer ao cargo de prefeito da cidade em questão.

Quando sai o resultado das eleições?

O resultado das eleições geralmente sai no mesmo dia, após a apuração das urnas ao término das votações.

Você pode acompanhá-la em tempo real nos principais portais de notícias, nas redes sociais e em telejornais de alguns canais de televisão.

O que faz um prefeito?

O cargo de prefeito é um dos cargos do Poder Executivo. O Poder Executivo é aquele que possui a atribuição de governar diretamente o povo, representando-o e tomando medidas, de caráter prático, e não apenas teórico, administrando e melhorando um município.

Não é de responsabilidade do prefeito criar ou aprovar leis, pois estas funções são de cargos do Poder Legislativo. O prefeito é responsável por administrar diretamente a cidade, cobrando impostos e taxas e aplicando-os em projetos como os de melhorar aspectos da educação de nível municipal (creches e escolas), melhorar o sistema de transporte público, comprando novos veículos, modificando o salário dos motoristas, etc.

As leis aprovadas nas Câmaras Municipais por vereadores devem ser cumpridas pela prefeitura. Além disso, as ações dos prefeitos podem ser julgadas, fiscalizadas e avaliadas pelos vereadores, que podem interferir caso necessário.

O prefeito de um município é eleito democraticamente através de votos, em eleições realizadas de 4 em 4 anos, dentro do próprio município. O mandato de um prefeito eleito é de 4 anos, podendo ser aumentado em reeleições.

Salário de um prefeito

O salário de um prefeito varia muito de município para município, pois ele é definido por projetos de lei na Câmara Municipal, de modo que cada município brasileiro tem sua própria lei em relação ao salário do prefeito.

Porém, há um teto salarial para o salário de prefeito: ele não pode ultrapassar o salário de um ministro do Supremo Tribunal Federal, que hoje ganha R$ 39.293,00 – sendo este o máximo que um prefeito pode ganhar.

Requisitos para ser prefeito em Salvador

Para se tornar um prefeito, é preciso atender aos seguintes requisitos legais:

  • Ter nacionalidade brasileira,
  • Ter idade mínima de 21 anos,
  • Estar com o título de eleitor em dia,
  • Estar em pleno exercício de seus direitos políticos,
  • Ter domicílio eleitoral no município no qual pretende se eleger,
  • Ser alfabetizado,
  • Ser filiado a um partido político,
  • Não ocupar outro cargo púbico, devendo sair dele seis meses antes das eleições.

Data das Elei̵̤es 2020 РQuando votar?

As eleições para prefeito em 2020 acontecerão nas seguintes datas, conforme calendário divulgado pelo Supremo Tribunal Eleitoral:

  • 1º turno: 04 de outubro de 2020,
  • 2º turno (se for necessário): 25 de outubro de 2020

Candidatos a prefeito de outras cidades do Brasil

Eleições BrasilConfira a lista de nomes para candidato a prefeito de outras cidades brasileiras nos links, abaixo:

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content