Candidatos a Prefeito 2020 Mauá – Sobre o cargo e Nomes divulgados

O ano de 2020 será marcado pelas eleições municipais e escolha de um novo prefeito para o município de Mauá, no interior de São Paulo.

Curiosamente, alguns nomes já começam a ser citados como candidatos e pré-candidatos.

Confira, neste artigo, quais são os possíveis candidatos a prefeito 2020 Mauá e seus partidos, saiba mais informações sobre o cargo e eleições que serão realizadas em outubro.

O que faz um prefeito?

funções prefeito

O prefeito é responsável por administrar a cidade onde vive.

Ele autoriza leis criadas por vereadores, bem como recolhe impostos e taxas que são utilizados para custear obras e serviços públicos essenciais para a região.

Entre os principais serviços que estão sob a responsabilidade do prefeito estão a limpeza e iluminação públicas, sistema de transporte, saúde, educação infantil e de ensino fundamental, além da guarda municipal.

Todo prefeito atua em parceria com o governador do estado, deputados federais e estaduais, senadores e vereadores, para viabilizar projetos públicos, obtendo aprovação em demais esferas.

Paralelamente, o prefeito também responde pelo fomento da economia local, com a criação de novas empresas, o que ajuda a gerar trabalho e aumentar o recolhimento de impostos.

Como se tornar candidato a prefeito?

Para ser candidato a prefeito é preciso cumprir pré-requisitos estabelecidos pela Justiça Eleitoral. De modo geral, é necessário:

Estar filiado a um partido político há, no mínimo, seis meses antes da data do primeiro turno,

Ser brasileiro nato ou naturalizado,

Ser alfabetizado,

Ter domicílio eleitoral no município onde deseja se candidatar,

Estar em dia com a Justiça Eleitoral,

Ter idade mínima de 21 anos na data da posse,

Estar em pleno exercício de seus direitos políticos.

Candidatos a Prefeito 2020 Mauá

Conheça quais nomes os principais partidos políticos já apontaram como candidatos e pré-candidatos para as eleições de prefeito 2020 Mauá:

Marcelo Oliveira (PT)

Marcelo Oliveira

📌 Nome completo: Francisco Marcelo de Oliveira

📌 Naturalidade: Mauá/SP

📌 Data de nascimento: 10/03/1972

📌 Escolaridade: Superior completo

O Partido dos Trabalhadores (PT) já definiu sua chapa para as eleições 2020: escolheu Marcelo Oliveira como prefeito e Oswaldo Dias como vice.

O candidato nasceu em Mauá, trabalhou em grandes indústrias automobilísticas da região, atuou em sindicatos e se filiou ao PT anos depois.

Em 2008, foi eleito o vereador mais votado do PT.

Chegou a ser reeleito e foi escolhido Presidente da Câmara de Mauá em 2015-2016, assumindo automaticamente a função de vice-prefeito da cidade na vacância do titular, que se afastou para assumir um cargo em Brasília.

Alaíde Damo (MDB)

Alaíde Damo

📌 Nome completo: Alaíde Doratioto Damo

📌 Naturalidade: Mauá/SP

📌 Data de nascimento: 08/08/1949

📌 Escolaridade: Ensino médio completo

Desde o segundo semestre de 2019, Alaíde Damo vem intensificando sua presença em redes sociais, indicando que se candidataria para a prefeitura de Mauá, cargo que já ocupou três vezes.

Iniciou sua carreira na política por influência de seu marido, Leonel Damo, que foi eleito vereador, vice-prefeito e prefeito de Mauá, além de deputado estadual por São Paulo.

Tchello Pierro (DEM)

Tchello Pierro

📌 Nome completo: Luiz Marcelo Chiarotto Pierro

📌 Naturalidade: Mauá/SP

📌 Data de nascimento: 26/06/1980

📌 Escolaridade: Superior e pós-graduação completos

O médico Tchello Pierro é o candidato a prefeito do DEM, contando como vice o coronel Paulo Barthasar (aposentado da Polícia Militar do Estado de São Paulo).

Tchello é filho de médico e pertence a uma família tradicional de Mauá. Além disso, já foi Secretário da Saúde na cidade e titular de Relações Institucionais do município.

Datas das Eleições 2020

eleições 2020

As eleições 2020 já tiveram as datas confirmadas pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Confira, logo abaixo, os dias do primeiro e segundo turno:

  • Primeiro turno: 04/10/2020 (domingo),
  • Segundo turno: 25/10/2020 (domingo).

Vale lembrar que o segundo turno só acontece em municípios que não conseguiram eleger um candidato no primeiro turno. Portanto, pode ser que não haja necessidade de votar novamente.

Votar é obrigatório para quem tem a partir de 18 até 70 anos de idade. O processo é simples: basta comparecer à escola correspondente à zona eleitoral, que é indicada no título.

Antes de votar, apresente seu título de eleitor e um documento de identidade a um dos mesários. Dirija-se à urna eletrônica, digite o número de seu candidato (se escolheu um) e confirme.

Não se esqueça de levar consigo o comprovante de votação dado pelo mesário.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content