Candidatos a Prefeito de Guarulhos 2020 – Lista de possíveis nomes

Mais um ano de votação, mais um ano de escolhas e possíveis arrependimentos. Mas também mais uma possibilidade de fazer a diferença e escolher líderes que realmente se importem com quem os escolheu. 

Tudo depende de quem vota e o voto precisa depender de muita reflexão, pesquisa, conhecimento do candidato e conscientização. Os anos de eleição estarão sempre presentes enquanto nossa sociedade for uma democracia e cabe à sociedade saber escolher seus representantes de forma sábia.

O que faz um prefeito?

Eleições-2020

Existem mais de 5.500 municípios no Brasil e cada um deles conta com uma divisão, em sua esfera, dos poderes legislativo, judiciário e executivo. No caso o prefeito é o pináculo do poder executivo dentro da esfera de governo das cidades.

É responsabilidade do prefeito gerir, administrar e aplicar reformas, cobrar impostos e taxas de regulamentação, e executar mudanças e melhorias em toda a cidade e suas fronteiras. A responsabilidade do governo municipal é lidar com todos os problemas de uma cidade, as exigências de sua população e seguir com as normas estabelecidas em lei para com todos os cidadãos do Brasil.

Uma prefeitura precisa garantir a limpeza das ruas e estabelecimentos públicos, toda o funcionamento do sistema de transporte público garantindo a mobilidade dos habitantes, os serviços de saúde como ambulatórios, postos e hospitais, a manutenção e  garantia de ensino infantil e fundamental e a formação de uma força policial interna da cidade, a guarda municipal.

E o que permite tudo isso é a cobrança das taxas e impostos relacionados a todo o município e seus habitantes, assim como às transferências de valores públicos de esferas mais elevadas do governo, que garantem o repasse e o orçamento para o cuidado da cidade.

Pretensões de candidatos a prefeito de Guarulhos 2020

Infelizmente não foi possível encontrar candidatos já confirmados para as disputas do ano que vem, apesar disso, político que é político é esperto e começa a agir rápido. Vários dos nomes que podem disputar o cargo em 2020 já começaram a dar as caras e realizar campanhas de apoio e reconhecimento.

Ao longo do período de preparação e candidatura às eleições é comum presenciarmos disputas, acordos e negociações entre partidos e candidatos, com o intuito de saber quem terá mais chances de chegar ao poder. Isso traz um certo período de incerteza até que todos os candidatos sejam confirmados pelos respectivos partidos.

Até então existem poucos candidatos com intenções declaradas para concorrer ao cargo, e, mesmo que alguns ainda não estejam confirmados nessa corrida, listamos a seguir os principais nomes que devem disputar as eleições de 2020.

✔️ Elói Pietá (PT)

Elói Pietá

Tendo sido prefeito da cidade de Guarulhos por quatro mandatos, de 2001 a 2008, já há alguns anos tenta pela quinta vez entrar na situação do governo municipal da cidade paulista. Em 2016 ficou em terceiro lugar na votação e agora volta para conquistar o cargo em 2020. 

Pietá tem chances de se tornar um dos favoritos para o ano 2020 graças a popularidade que o segue e aos mais de 60 mil votos que recebeu em 2018 para um cargo político na Câmara.

✔️ Guti (PSB)

Guti (PSB)

Atual prefeito eleito em 2016, Guti é um jovem político com formação em direito e direito administrativo. Também já foi vereador eleito por dois mandatos e possui uma popularidade alta na região. Tentará uma reeleição com previsão de possibilidade de sucesso.

✔️ Fausto Miguel Martello (PMDB)

Fausto Miguel Martello (PMDB)

Também advogado, o ex-vereador de São Paulo, Fausto Miguel Martello, é uma das possibilidade de nomes para a disputa da prefeitura de Guarulhos em 2020. Com uma carreira na política já foi também parte da Câmara de Deputados Federal antes do ano 2000. 

Agora vem, depois de uma derrota escaldante em 2016, para reconquistar a posição que perdeu.

Jorge Wilson (Republicanos)

Jorge Wilson (Republicanos)

Advogado e jornalista, Wilson participa ativamente da política brasileira desde 2003, sendo reconhecido como Jorge Wilson Xerife do Consumidor por ter sido diretor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor.

Foi eleito como deputado estadual no ano de 2015, reelegendo-se posteriormente.

Márcio Nakashima (PDT)

Márcio Nakashima (PDT)

Contador e advogado, Nakashima participa da política desde 2003, sendo que já foi vereador da cidade de Piracicaba de 2005 até 2008, sendo também deputado estadual desde 2019 até atualmente.

Ele é um dos possíveis nomes para a prefeitura da cidade de Guarulhos.

Outros nomes

  • Fran Corrêa;
  • Rodrigo Tavares;
  • Wagner Freitas.

Data das eleições 2020 🗓

Até a presente data o calendário das eleições de 2020 oficial ainda não foi disponibilizado para o público, provavelmente ainda está cedo. Apesar disso a eleição está prevista para outubro, com o segundo turno na última semana do mês. 

Não esqueça que o voto é obrigatório a todos os cidadãos brasileiros ou residentes que tenham mais de 18 anos e menos de 70. Leve seu título de eleitor, um documento com foto e os nomes dos candidatos que deseja votar.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content