Candidatos a Prefeito 2020 Duque de Caxias – Nomes e Informações

Um dos cargos que estarão em disputa nas eleições de 2020 é o de prefeito. É imprescindível, portanto para saber votar de forma consciente, saber como funciona o cargo de prefeito, quanto ganha o prefeito de Duque de Caxias, quais os pré-requisitos para concorrer ao cargo, etc.

Duque de Caxias

Se você é de Duque de Caxias e quer saber essas e outras informações, como a dos possíveis pré-candidatos à prefeitura do município nas eleições de 2020, continue lendo e tire essas e outras dúvidas relacionadas à eleição de Prefeito da cidade de Duque de Caxias.

Funções de um prefeito

prefeito

O prefeito é o chefe do Poder Executivo do município em que foi eleito, através do voto direto da população do município em questão. Ele é o responsável por cobrar taxas e impostos que serão revertidos, por ele mesmo, em projetos, obras e serviços que beneficiarão a população da cidade.

Dentre as várias obras que um prefeito pode exercer em seu município estão as de pavimentar ruas, garantir a limpeza e a iluminação da cidade, investir na construção de novas escolas, creches, guardas municipais, entre outras.

Embora o poder do prefeito esteja limitado ao município, ele pode e deve buscar apoio de políticos de outras esferas, como do governador do estado, a fim de conseguir mais verbas para seus projetos. Além disso, as ações do prefeito podem ser julgadas pelos vereadores, através da Câmara Municipal.

Salário

O salário do prefeito varia de cidade para cidade. Isso porque ele é determinado pela Câmara Municipal, através de projetos de leis.

Embora cada cidade possa ter o seu próprio salário, este nunca deve ultrapassar o salário de um Ministro do Supremo Tribunal Federal, que serve como teto. Atualmente, o salário dos ministros do STF é de R$ 39.293,00.

Não consta, no Portal de Transparência de Duque de Caxias, na parte de remuneração de servidores, o salário do atual prefeito, Washington Reis, uma vez que o portal não é atualizado desde outubro de 2016. Porém, o salário do antigo prefeito do município, Alexandre Aguiar Cardoso, cujo mandato encerrou justamente em 2016, era de R$ 15.925,00.

Como se tornar prefeito? Veja requisitos

Para concorrer ao cargo de prefeito de Duque de Caxias, alguns pré-requisitos precisam ser atendidos. São eles os seguintes:

✅ Ter nacionalidade brasileira,

✅ Ter idade mínima de 21 anos,

✅ Estar com o título de eleitor em dia,

✅ Estar em pleno exercício de seus direitos políticos,

✅ Ter domicílio eleitoral no município no qual pretende se eleger,

✅ Ser alfabetizado,

✅ Ser filiado a um partido político,

✅ Não ocupar outro cargo público, devendo sair dele seis meses antes das eleições.

Pré-candidatos Prefeito Duque de Caxias 2020

Embora os nomes dos candidatos à prefeitura de Duque de Caxias nesta corrida eleitoral de 2020 ainda não tenham sido anunciados, já sabemos os nomes de alguns pré-candidatos que possivelmente farão parte do jogo eleitoral no município.

Aluísio Júnior (PT)

Aluísio Júnior (PT)

O candidato do PT, Aluísio Junior, é formado em Administração. Ele já foi vice-presidente estadual do PT e é o primeiro suplente de vereador do Partido dos Trabalhadores.

Dica (PL)

Dica (PL)

Jorge Moreira Teodoro, mais conhecido como Dica, é outro possível pré-candidato. Dica foi o vereador mais votado na Baixada Fluminense em 1996. Em 2000, passou a exercer o cargo de deputado estadual, cargo que exerceu até 2018, quando acabou não sendo eleito. Já concorreu à prefeitura da cidade, em 2016, mas acabou perdendo para o atual prefeito, Washington Reis.

Marcelo do Seu Dino (PSL)

Marcelo do Seu Dino (PSL)

Marcelo do Seu Dino tem tudo para ser o candidato lançado pelo PSL à prefeitura do município de Duque de Caxias. Policial militar e deputado estadual, Marcelo foi candidato à vice-prefeito em 2016, na chapa de Áureo Ribeiro (SDD).

Mazinho (PDT)

Mazinho (PDT)

Mazinho possivelmente será o candidato do PDT. Ele é ex-presidente da Câmara Municipal de Duque de Caxias. Nas eleições de 2018, concorreu ao cargo de Deputado Estadual, recebendo 15.114 votos válidos, não sendo eleito.

Washington Reis (MDB)

Washington Reis (MDB)

Washington Reis é o atual prefeito de Duque de Caxias. Em sua carreira política, Washington já foi vereador, vice-prefeito, deputado estadual e deputado federal. Foi o responsável por fazer

Zito (PP)

Zito (PP)

José Camilo Zito dos Santos, mais conhecido como Zito, é um político e empresário natural de Duque de Caxias.

Além de presidente da Câmara de Vereadores de Duque de Caxias, vereador e deputado estadual, Zito já foi duas vezes prefeito do município, entre 1997 e 2004 e 2009 e 2012.

Datas Eleições 2020

As eleições 2020 estão definidas para as seguintes datas:

📌 1º turno: 04 de outubro de 2020

📌 2º turno: 25 de outubro de 2020

Resultado: geralmente, no mesmo dia do segundo turno, ou seja, 25 de outubro de 2020 (quando ocorrer segundo turno).

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content