Candidatos a Prefeito 2020 Belém – Lista de nomes e Data das Eleições

Para algumas pessoas é muito cedo para falar sobre as eleições de 2020, mas para outras esse assunto é de extrema importância. Muitos belenenses estão interessados em saber quem está se candidatando para assumir o posto mais importante da cidade: o de prefeito.

Mas para fazer uma boa escolha entre os candidatos a prefeito 2020 Belém, é preciso saber antes o que faz um prefeito e conhecer cada um deles.

O que faz um prefeito?

voto prefeito 2020

A principal função de um prefeito é administrar a cidade em que ele reside. Isso quer dizer que é o prefeito que vai decidir sobre as cobranças de impostos e de taxas municipais, além de planejar e arcar com as obras, obrigações e políticas importantes para os moradores do município de Belém.

É bom lembrar que quem ocupa esse cargo, torna-se na verdade a maior autoridade da cidade, mas sua principal função é cuidar do bem-estar da população.

Como ser um prefeito?

Quem pretende ser prefeito, primeiro deve se candidatar ao cargo para concorrer com os demais nas eleições. Mas quem pode se candidatar? Qualquer brasileiro que atenda os seguintes requisitos:

  • ✔️ Ser brasileiro ou ser naturalizado,
  • ✔️ Poder exercer os direitos políticos,
  • ✔️ Ter no mínimo 21 anos de idade até o dia da posse,
  • ✔️ Provar que é alfabetizado,
  • ✔️ Residir no mínimo 1 ano na cidade em que pretende se candidatar,
  • ✔️ Se filiar a um partido com no mínimo seis meses antes das eleições,
  • ✔️ Não ter pendências com a Justiça Eleitoral.

Além de se filiar a um partido, a pessoa que pretende se candidatar a prefeito 2020 Belém precisa ser escolhido por este mesmo partido para tal função. Depois disso, o próprio partido faz o registro na Justiça Eleitoral do candidato escolhido.

Para se candidatar a prefeito a pessoa também não pode ser parente do prefeito atual. Por exemplo, a candidatura fica proibida em casos de parentes como os pais, os filhos, os avós, os irmãos e os netos. Além destes, também não podem aqueles parentes como sogros, cunhados, nora ou genro.

Candidatos a Prefeito Belém 2020

Os candidatos a prefeito 2020 Belém são muitos. Vamos conhecer um pouco cada um deles:

Edmilson Rodrigues

Edmilson-Rodrigues

Além de político filiado ao partido PSOL, ele também é arquiteto, professor da UFRA (Universidade Federal Rural do Amazônia) e já exerceu a função de prefeito duas vezes, nos anos de 1997 e como reeleito em 2001.

Atualmente ele é Deputado Federal pelo Estado do Pará. Quando prefeito, teve seu trabalho reconhecido inclusive pela ONU.

Úrsula Vidal

Úrsula Vidal

Embora seja natural de Pernambuco, Úrsula reside em Belém do Pará desde os seus dois anos de idade. Jornalista, cineasta e ativista, hoje ela atua como Secretária de Cultura do Estado atendendo ao convite do atual governador do Estado Helder Barbalho.

Como pessoa política, ela já passou pelos partidos PPS, PSOL e REDE.

Éder Mauro

Éder Mauro

Além de político, ele é também delegado de polícia e atualmente está filiado ao partido PSD.

Desde 2015 ele atua como Deputado Federal pelo Estado do Pará. Éder já concorreu ao cargo de prefeito nas eleições de 2016, mas ficou em terceiro lugar.

Simão Jatene

Simão Jatene

Além de atuar na política, Simão Jatene é professor universitário e economista. Atualmente está filiado ao partido PSDB.

A carreira de Simão na política é bem extensa. Já exerceu o cargo de governador do Estado por três mandatos nos anos de 1995, 2003 e 2010, já foi Secretário de Planejamento do Estado do Pará e participou da fundação do PSDB.

Cássio Andrade

Cássio Andrade

Atualmente exercendo o mandato de Deputado Federal pelo Estado do Pará, Cássio também é empresário e formado em Direto. Já foi Vereador da cidade de Belém, e por duas vezes foi Deputado Estadual pelo Estado do Pará.

Desde que começou a sua carreira política que Cássio Andrade é filiado ao partido PSB.

Celso Sabino (PSDB)

Celso Sabino (PSDB)

Administrador, advogado e político, participa da política ativamente desde 2001, sendo que no ano de 2010 elegeu-se como deputado estadual, em 2012 se tornou Secretário Estadual na Secretária de Trabalho Emprego e Renda.

No ano de 2018 se elegeu como deputado federal, sendo um dos grandes nomes para concorrer à prefeitura da cidade de Belém.

Arnaldo Jordy (Cidadania)

Arnaldo Jordy (Cidadania)

Advogado e político brasileiro, participa da política brasileira desde 1982, sendo que já foi vereador de Belém de 1987 até 2001, deputado estadual entre 2005 e 2011, além de deputado federal entre 2011 e 2019.

É conhecido por militar desde cedo na UNE – União Nacional dos Estudantes, além de defender causas relacionadas aos direitos humanos, defesa do consumidor e exploração sexual no Pará.

Outros possíveis nomes

  • Mauro Freitas (PSDC);
  • Tiago Araújo (PPS).

Datas das Eleições 2020

Os candidatos a prefeito 2020 Belém precisam ficar atentos quanto ao período para registrar as suas candidaturas, que geralmente ocorrem dois meses antes.

As eleições no ano 2020 ocorrerá em dois turnos como sempre. O primeiro turno está marcado para o dia 04 de outubro, enquanto o segundo turno ocorrerá no dia 25 de outubro do ano corrente.

Como votar nas Eleições 2020?

Na data marcada para a eleição 2020, todo eleitor precisa apresentar um documento oficial com foto que pode ser o RG, Passaporte, Carteira de Habilitação ou Carteira de Trabalho. Além disso, é necessário ter o título de eleitor em mãos ou ter em seu dispositivo eletrônico o aplicativo e-Título.

Em sua seção, após ser conferido os seus dados, você vai digitar o número de um dos candidatos a prefeito 2020 Belém.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content