Candidatos a Prefeito 2020 Ananindeua – Lista de nomes e Informações

Em 2020 acontecem as eleições municipais. Elegendo prefeitos e vereadores, os eleitores devem ficar atentos às regras vigentes durante o período.

O atual prefeito de Ananindeua, Manoel Carlos Antunes (PSDB), foi reeleito sem a necessidade de um segundo turno no ano de 2016.

A cidade também elegeu 21 vereadores, e alguns deles podem disputar a reeleição neste ano.

O que faz um prefeito?

o que faz um prefeito

Cada um dos 5.570 municípios brasileiros tem seu próprio prefeito, considerado o chefe administrativo de cada município.

Arrecadando dinheiro através de impostos, eles têm a função de converter o valor em serviços, obras e manutenção do bem estar social da cidade.

Algumas das responsabilidades dos prefeitos incluem:

  • ☑️ A limpeza e a iluminação públicas,
  • ☑️ O sistema de transporte urbano,
  • ☑️ As ambulâncias e serviços de saúde municipais,
  • ☑️ A educação infantil (creches, pré-escolas) e o ensino fundamental,
  • ☑️ E a formação da guarda municipal.

Alianças com outras esferas do governo são essenciais para garantir um bom desempenho de gestão, pois qualquer planejamento necessita estar de acordo com o orçamento para poder se concretizar.

É sua responsabilidade também, garantir o desenvolvimento econômico e social da cidade através de investimentos privados, que geram empregos e renda, movimentando a arrecadação de impostos locais.

O prefeito é quem sanciona ou veta leis, votadas através da Câmara de Vereadores, eleitos junto com os prefeitos. Participa ativamente da manutenção das leis aprovadas e elabora os orçamentos anuais.

Com um time de secretários, ele administra todos os sistemas que compõem o município (saúde, educação, economia, etc). Os secretários, assessores e demais funcionários públicos acabam exercendo a maior parte do ”mão na massa” das questões administrativas.

Dessa maneira, ao eleger um prefeito, estamos também elegendo a massa política que vai atuar juntamente com ele priorizando as políticas determinadas por eles de acordo com seus ideais, os quais temos acesso quando votamos de forma crítica.

Como ser um prefeito?

função do prefeito

Respaldadas pela Constituição Federal, as exigências sobre os candidatos são para garantir um certo grau de qualificação para o cargo, mas infelizmente os resultados não demonstram isso.

De acordo com a Constituição, as regras de candidatura são:

  • ☑️ Ter nacionalidade brasileira,
  • ☑️ Exercer pleno exercício dos direito políticos,
  • ☑️ Situação eleitoral regularizada,
  • ☑️ Filiação partidária,
  • ☑️ Idade mínima de 21 anos,
  • ☑️ Cadastro eleitoral atualizado.

Estando de acordo com esses pré-requisitos, os candidatos podem abrir registro através do Tribunal Regional Eleitoral, estando dentro do prazo mínimo de 6 meses antecedentes às eleições, e iniciarem suas campanhas dentro do período estipulado pela Justiça Eleitoral.

Candidatos a Prefeito Ananindeua 2020

Ainda não existe listagem oficial dos candidatos que disputarão as eleições à prefeito de Ananindeua.

Alguns nomes que anunciaram a pré-candidatura são:

Jefferson Lima (MDB)

Jefferson Lima (MDB)

Já conhecido na política brasileira, Lima é locutor, comentarista de rádio, televisão, radialista e também ativista brasileiro. Está na política brasileira desde o ano de 2012, se candidatando em vários cargos locais, porém até o momento sem sucesso.

Ele é um dos possíveis nomes para a candidatura de Ananindeua para 2020.

Miro Sanova (PDT)

Miro Sanova (PDT)

Sanova é deputado estadual no Pará, eleito no ano de 2018 pelo PDT, além de já ter sido vereador também. Já vem de uma família política, da qual seu pai foi vereador da cidade, é advogado e publicitário, com especialização em marketing.

Começou sua carreira política ao acompanhar seu pai nos comícios nas comunidades locais, desenvolvendo assim sua veia política.

Eliel Faustino (DEM)

Eliel Faustino (DEM)

Atual líder do Democratas na Assembleia Legislativa, é engenheiro com MBA internacional pela FGV e Universidade da Califórnio em gerenciamento de projetos, além de demais aplicações em mestrados.

Foi eleito deputado estadual no Pará no primeiro turno das eleições em 2018, sendo um dos nomes cotados à prefeitura de Ananindeua.

Dr. Daniel (PSDB)

Dr. Daniel (PSDB)

Médico e político brasileiro, Daniel participa da política brasileira desde 2012, começando como vereador, sendo o segundo mais votado e se reelegendo em 2016.

No ano de 2018 concorreu a deputado estadual pelo PSDB, sendo o candidato mais votado, sendo posteriormente eleito como presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Pará.

Chicão (MDB)

Chicão (MDB)

Deputado estadual já no seu quarto mandato, Chicão é ativo no parlamentarismo, além das comunidades paraenses. Ele costuma defender os direitos dos educadores, redução de violência nas cidades, ademais, preza pelo fim do tráfico de drogas.

Olival Marques (DEM)

Olival Marques (DEM)

Teólogo, cantor e político brasileiro, Marques participa da política desde 2018, sendo também o ano em que foi eleito deputado federal pelo DEM. Anteriormente também foi deputado estadual entre 2015 e 2018.

Professora Nilse (PRB)

Professora Nilse (PRB)

Graduada em enfermagem e obstetrícia, possui mais três formações, dois MBA’s e um mestrado. Foi membro de vários movimentos estudantis. Foi eleita deputada estadual no primeiro turno no ano de 2018.

Zezinho Lima (AVANTE)

Zezinho Lima (AVANTE)

Já conhecido no estado por comandar a Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social (SESDS), sendo que já atuou na mesma área no ano de 2013. Já em 2014 atuou na frente da Secretaria Municipal de Governo, além de outras secretarias.

É um dos nomes cotados à prefeitura de Ananindeua para 2020.

Fábio Figueiras (PSB)

Fábio Figueiras (PSB)

Figueiras já foi vereador e atualmente é Deputado Estadual eleito no primeiro turno das eleições de 2018. Ele é um dos nomes cotados à prefeitura de Ananindeua.

Manoel Pioneiro (PSDB)

Manoel Pioneiro (PSDB)

Pioneiro já foi prefeito de Ananindeua 4 vezes, sendo posteriormente vice-prefeito, além de deputado estadual e vereador.

Ele é economista, administrador e advogado, sendo um nome forte para concorrer à prefeitura da cidade em 2020.

Outros possíveis nomes

  • Beto Andrade (PSOL);
  • Coronel Neil (PSD);
  • Paulo Ronaldo (PRTB);
  • Carlito Begot (PSD).

Eleições 2020

eleições 2020

Com primeiro turno agendado para 4 de outubro e segundo turno – quando necessário – em 25 de outubro, as eleições deste ano tem um papel considerado bastante importante após os eventos políticos que modificaram as dinâmicas sociais desde 2013.

Enormemente polarizados, os eleitores estão de certa forma mais críticos em relação a quem escolherão como representantes.

Para tentar atender a algumas dessas necessidades eleitorais, as regras desse ano abrangem cota mínima para participação de mulheres, limites de gasto com as campanhas, autofinanciamento de até 10% do valor da campanha, além de permitir doação apenas de pessoas físicas.

As proibições sobre ofensas, os famosos, perigosos e inconvenientes ”santinhos” nas ruas e boca de urna continuam e intensificam sua fiscalização.

A distribuição de brindes, como camisetas e chaveiros, assim como o uso de outdoors eleitorais também segue passível de penalização.

Como votar nas Eleições 2020?

Para participar das Eleições Municipais de 2020 é necessário ter um título de eleitor devidamente regularizado com a Justiça Eleitoral. Calendário

A biometria passou a ser obrigatória em algumas partes do país e o não cadastramento pode impedir seu exercício de voto.

As datas agendadas pelo Supremo Tribunal Eleitoral, 4 de outubro no 1º turno, e 25 de outubro no segundo turno, nas regiões que apresentarem necessidade, irão movimentar metade da população brasileira para escolher seus novos representantes.

Fique atento com a atualização do seu título e procure conhecer bem seus candidatos.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content