Candidatos a Prefeito 2020 Fortaleza

O processo eleitoral deste ano já começou e aqui você conhecerá alguns dos candidatos a Prefeito 2020 Fortaleza. No entanto, o prazo para as inscrições ainda está em andamento e muitos outros interessados podem surgir. Para saber um pouco mais sobre eles acompanhe o artigo até o fim.

Além disso, você sabe quais são os deveres e obrigações de quem ocupa esse cargo? Sabe como funciona o processo eleitoral e por quanto tempo os prefeitos ficam em poder do município? Se a resposta for não fique despreocupado, pois todas essas dúvidas serão esclarecidas aqui.

Eleições

Todos os municípios do Brasil devem ter um prefeito no comando da cidade, inclusive Fortaleza, capital do Ceará. Esse cargo público faz parte do Poder Executivo e é preenchido por meio do voto popular a cada quatro anos.

Basicamente a função de um Prefeito é administrar a cidade em parceria com os Vereadores. Desse modo, podemos afirmar que atividades como sanção e revogação de leis, apresentação de projetos de leis, controle dos gastos e impostos, comando de serviços públicos, entre outras, são de responsabilidade de quem ocupa esse cargo.

Para além, o principal objetivo da posição de Prefeito é zelar pelo município e implementar ações e políticas públicas que colaborem efetivamente para o desenvolvimento socioeconômico da região como saúde, educação, transporte e outros.

Sobre as eleições de 2020 há uma certa dúvida sobre como vai funcionar, pois a pandemia de coronavírus pode afetar o calendário eleitoral inicialmente proposto. No entanto, as datas se mantém até o momento.

🗳️VEJA AQUÍ OS CANDIDATOS DE:

Mauá

Rio de Janeiro

Vitória

Sorocaba

Candidatos

Agora que você já sabe como funciona o processo eleitoral e quais são as principais funções de um cargo de Prefeito é hora de saber quem são os candidatos a Prefeito 2020 Fortaleza. Vale ressaltar que apenas alguns nomes serão informados, pois as candidaturas ainda não foram finalizadas.

Wagner Gomes – Partido Republicano da Ordem Social (PROS):

Comumente chamado de Capital Wagner o candidato é atualmente Deputado Federal pelo estado do Ceará. Seu histórico político engloba cargos como Vereador de Fortaleza e Deputado Estadual do Ceará onde atuou em dois mandatos. O candidato é apoiador do atual Presidente da República, Jair Bolsonaro;

Luizianne Lins – Partido dos Trabalhadores (PT):

Jornalista por formação e professora universitária a candidata atualmente é Deputada Federal pelo estado do Ceará e foi Prefeita de Fortaleza entre 2005 e 2013. Outros cargos ocupados por Luizianne foram de Vereadora e Deputada Estadual do Ceará. Para além, atuou como servidora pública da Empresa Municipal de Limpeza e Urbanização de Fortaleza e vice-coordenadora do Instituto de Pesquisas Datafolha;

Heitor Férrer – Solidariedade:

O atual Deputado Estadual do Ceará manifestou interesse na candidatura pela prefeitura de Fortaleza. Ele ocupa o mesmo cargo desde 2013, mas já passou por diferentes partidos como Partido Democrático Trabalhista (PDT) e Partido Socialista Brasileiro (PSB). Médico formado e pós-graduado em Doenças Tropicais e Saúde Pública o candidato já concorreu ao cargo de Prefeito, mas ficou em terceiro colocado;

Renato Roseno –  Partido Socialismo e Liberdade (PSOL):

O Advogado e Servidor Público é hoje um dos Deputados Estaduais do Ceará. Sua causa principal é em defesa dos Direitos Humanos, além de colaborar com movimentos sociais contra a violência policial e por moradia. O candidato já tentou o cargo de Prefeito outras vezes, mas não obteve êxito.

Vale ressaltar que o atual prefeito de Fortaleza que está no segundo mandato, Roberto Cláudio, filiado ao Partido Democrático Trabalhista (PDT) não poderá se reeleger. No entanto, a população demonstrou apoio ao político com quase 60% de aprovação em pesquisa.

Intenção de votos

Com o objetivo de saber se os candidatos a Prefeito 2020 Fortaleza estão sendo bem vistos e reconhecidos pela população uma pesquisa de intenção de votos foi realizada. A responsabilidade dos dados coletados ficou por conta da instituição Paraná Pesquisa.

Entre o período de 14 a 17 de dezembro de 2019 o órgão entrevistou possíveis eleitores e constatou que se Roberto Cláudio estivesse na corrida pela prefeitura estaria a frente de todos os candidatos.

No entanto, como ele não poderá participar a liderança ficou por conta do Capitão Wagner com 42,4% dos votos. Os próximos na fila são Luizianne Lins e Heitor Férrer com 14,8% e 14,1%, respectivamente, e tecnicamente empatados. Bem atrás encontra-se Renato Roseno com apenas 6% dos votos da população.

Se você quer ter acesso direto a essa pesquisa basta clicar nesse link e acompanhar todos os dados colhidos diante da situação eleitoral em Fortaleza.

Deixe seu Comentário

WebGo Content